
Cooperativa Mirim do Sicoob encaminha crianças e adolescentes ao mundo do cooperativismo
A primeira experiência foi efetivada em Tapira, na Escola Municipal Campo Sales


Desenvolver uma educação comprometida com valores de cooperação e participação é o alicerce do Programa Cooperativa Mirim do Sicoob Arenito. A primeira experiência foi efetivada em Tapira, na Escola Municipal Campo Sales e foi realizada por crianças de 8 a 10 anos. O sucesso do projeto pode ser comprovado pela promoção de cidadania entre os participantes.
A analista de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob Arenito, Geovana Carmo da Cunha, detalha que a Cooperativa Mirim incentiva aprendizagens que favorecem a iniciativa, a comunicação, a sociabilidade, a liderança e a reflexão dos estudantes sobre suas próprias práticas.
“A partir dos princípios cooperativistas, o projeto, que já tem 10 anos no Brasil, possui uma metodologia apoiada em práticas pedagógicas que disseminam os princípios do cooperativismo, como também preparam uma nova geração e promovem transformações duradouras”, comenta Cunha.
Um dos pontos mais positivos de maior destaque da Cooperativa Mirim é o aumento da valorização da coletividade e desenvolvimento de postura colaborativa entre crianças, jovens e professores participantes do programa. Como observa o gerente da agência Sicoob Arenito de Tapira, Alisson Frederico Reis de Oliveira.
“Estamos preparando novas gerações para a transformação. O programa tem crescido e se desenvolvido ao redor de todo país, em ações de formação de professores e de empoderamento de crianças e jovens”, informa Oliveira.

Leia também: Sicoob abre pré-venda para shows da dupla Jorge & Mateus, embaixadores da cooperativa
O programa
A Cooperativa Mirim do Sicoob Arenito é uma associação de alunos que, sob a orientação de um professor orientador, se unem voluntariamente para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio da vivência e prática do cooperativismo.
“Na Escola Municipal Campo Sales, em Tapira, o objeto de aprendizagem escolhido e colocado em prática é a constituição de uma horta escolar. A iniciativa permite a inserção de estudos de diversas disciplinas e conteúdos didáticos, estimulando a aprendizagem”, expõe Geovanna Carmo da Cunha.
O sucesso do projeto levou o Sicoob Arenito programar a abertura de novas cooperativas mirins em outros municípios.
“No cronograma está a Escola Municipal Professor Walter Bergman, em Ivaté, e no Centro de Convivência – Cras, de Tuneiras do Oeste, além de uma nova estrutura no Colégio Estadual Cívico-Militar Castelo Branco, também em Tapira. O Programa Cooperativa Mirim pode ser realizado com crianças e adolescentes, sendo uma forma de demonstrar o compromisso do Sicoob Arenito com a nova geração e com os municípios onde estamos inseridos”, finaliza Geovanna.



