
Prefeitura entrega mais de 1.300 doses de sêmen para produtores de leite
O fornecimento desse insumo tem como principal objetivo elevar o padrão genético dos rebanhos leiteiros da cidade


A Prefeitura de Umuarama realizou a entrega de mais de 1.300 doses de sêmen bovino a cerca de 30 produtores de leite do município. A ação faz parte do programa de incentivo à melhoria genética do rebanho leiteiro. A entrega acontece através da Secretaria Municipal de Agricultura e da Divisão de Produção Animal.
O programa contemplou os produtores cadastrados junto à Secretaria que responderam as informações zootécnicassolicitadas. Entre elas, o número de vacas em lactação, quantidade de novilhas, produção diária de leite, entre outros dados. Com base nesse levantamento técnico, a Secretaria quantificou de forma criteriosa o número de doses de sêmen que foram entregues a cada produtor.
O material genético entregue foi dividido em sêmen convencional, recomendado para vacas em lactação. E sêmen sexado, ideal para aplicação em novilhas com foco na geração de fêmeas leiteiras.
A veterinária chefe da divisão de produção animal, Daniele Cristina Pereira Presendo, falou sobre a intenção do programa. “O fornecimento desse insumo tem como principal objetivo elevar o padrão genético dos rebanhos leiteiros da cidade. Promovendo, assim, a produção de animais mais saudáveis, resistentes e com maior capacidade de produção de leite”, explicou.
Ela acrescentou que “essa ação contribui diretamente para o aumento da produtividade. Além da rentabilidade das propriedades e da qualidade do leite produzido em Umuarama”.

A iniciativa de entrega de sêmen reforça o compromisso da Prefeitura com o fortalecimento da pecuária leiteira. Bem como, com o apoio técnico aos pequenos e médios produtores rurais. A Secretaria de Agricultura segue à disposição para orientar os produtores interessados em participar das próximas etapas do programa.

(Informações: Assessoria PMU)