
Motoristas escolares de Umuarama recebem orientações sobre saúde mental
Encontro discutiu os desafios emocionais, as pressões cotidianas e as potencialidades da profissão


Os motoristas escolares da rede municipal de ensino de Umuarama participaram de uma capacitação sobre saúde mental na última quinta-feira (24). O encontro teve como tema: “Quem conduz também precisa de cuidado: desafios e saúde mental dos motoristas escolares”. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a capacitação.
A palestra aconteceu no anfiteatro da Prefeitura e reuniu doze profissionais, que atuam diariamente no deslocamento seguro dos estudantes da cidade. As psicólogas Jozê Kelly e Tayná conduziram a formação. O objetivo foi promover uma reflexão profunda sobre a saúde mental no ambiente de trabalho, abordando os desafios emocionais, as pressões cotidianas e as potencialidades da profissão.
Mais do que uma capacitação técnica, o encontro proporcionou um espaço de escuta, acolhimento e troca de experiências. Além disso, valorizou o papel dos motoristas enquanto profissionais que desempenham uma função essencial para o funcionamento da educação pública.
A Secretaria Municipal de Educação Letícia Labiak falou sobre a capacitação. “As demandas do dia a dia, as responsabilidades com a segurança das crianças e o próprio ritmo de trabalho exigem atenção não apenas à condução, mas também ao bem-estar emocional desses profissionais”, destacou.

De acordo com a Prefeitura, a iniciativa integra a política de formação continuada da Secretaria de Educação. A intenção é reconhecer a importância de cuidar de todos os profissionais envolvidos no processo educacional e promover qualidade de vida. Bem como, valorizando os profissional e relações mais saudáveis no ambiente de trabalho.

(Informações: Assessoria PMU)