
Ação integrada apreende mais de quatro toneladas de maconha em chácara
Drogas estavam armazenadas em imóvel rural próximo à comunidade de Moreninha; prejuízo ao crime é estimado em mais de R$ 9 milhões


Uma operação conjunta entre Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), a Polícia Federal (Nepon) e a Polícia Civil (Cope) resultou na apreensão de aproximadamente 4.295 quilos de maconha na zona rural de Santa Helena. A ação ocorreu nesta sexta-feira, 25, no âmbito das operações Protetor de Divisas e Fronteiras e Sinergia II.
Durante patrulhamento na região da comunidade de Moreninha, os agentes localizaram uma chácara utilizada como depósito para entorpecentes. No local, foram encontrados centenas de fardos da droga, além de quatro veículos que seriam usados para o transporte do material ilícito.
Segundo estimativas das forças de segurança, o prejuízo ao crime organizado com a apreensão ultrapassa R$ 9,1 milhões. Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu, que dará prosseguimento às investigações.
Grandes apreensões em 2025
A maior apreensão de drogas do ano de 2025 no Paraná foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no dia 26 de junho, na BR-163, em Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Estado. No total, foram encontrados 17.220 quilos de maconha e 10,5 quilos de skunk escondidos em uma carreta que transportava milho.
A equipe da PRF abordou o veículo com placas de Abelardo Luz (SC) durante fiscalização de rotina. Ao inspecionar o compartimento de carga, os policiais localizaram diversos fardos da droga sob a carga lícita. O volume apreendido é mais que o dobro da maior apreensão anterior registrada em 1º de junho, na cidade de Cambé (PR).
O motorista, um homem de 27 anos, morador de Xanxerê (SC), declarou que havia carregado a carreta em Ponta Porã (MS) e seguiria até Erechim (RS). Ele foi preso em flagrante e deverá responder por tráfico de drogas.
A PRF informou que a apreensão representa um duro golpe às organizações criminosas que atuam no transporte de entorpecentes pelas rodovias federais.