
Ambulatório de Infectologia faz ações sobre prevenção às hepatites virais
A programação envolveu palestras, rodas de conversa e orientações práticas


A equipe do Ambulatório de Infectologia de Umuarama intensificou suas ações educativas com o objetivo de informar a população sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais. A programação envolveu palestras, rodas de conversa e orientações práticas. A psicóloga Lucinéia Ceolin e a estagiária de Psicologia Mariana Toesca conduziram as atividades.
As ações acontecem em alusão ao Dia Mundial da Prevenção e Conscientização das Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho. As atividades tiveram início no dia 11 de julho, com uma palestra voltada aos colaboradores da empresa Paraná Química. Na oportunidade, a equipe abordou as principais formas de transmissão, sintomas, prevenção e tratamento das hepatites.
Já no dia 15 de julho, o Ambulatório realizou uma roda de conversa com os usuários do CAPSad – Centro de Atenção Psicossocial para o tratamento de álcool e outras drogas. Antes de tudo, foi um momento de escuta, esclarecimento de dúvidas e orientação.
A programação segue com uma nova ação no CAPSad no dia 28, para um segundo grupo de usuários. Posteriormente, no dia 6 de agosto, a equipe promove uma roda de conversa com adolescentes, ampliando o alcance da campanha junto ao público jovem.
Kits de prevenção
No último dia 23 de julho, a psicóloga Lucinéia e a estagiária Mariana estiveram no CAPS II – Centro de Atenção Psicossocial para tratamento de transtornos mentais. Elas fizeram uma roda de conversa com os pacientes, promovendo um espaço de diálogo e escuta.
Na ocasião, foram também distribuídos kits de prevenção, contendo alicates, cortadores de unha, pinças, esmaltes e preservativos. Dessa forma, o Ambulatório reforça o cuidado com a higiene pessoal e a prevenção de infecções.
As ações integram a campanha “Julho Amarelo”, mês dedicado ao enfrentamento das hepatites virais. Elas demonstram o compromisso do município, através da Secretaria de Saúde, com a educação em saúde. Além disso, promovem o fortalecimento da rede de atenção e prevenção a vários tipos de doenças.
(Informações: Assessoria PMU)