Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Chuva volta a Umuarama após semanas de calor; temperaturas caem a partir desta segunda

A mudança é resultado de uma frente fria que avança pelo Sul do país

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Chuva volta a Umuarama após semanas de calor; temperaturas caem a partir desta segunda
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 27 de julho de 2025 às 16h31 - Modificado em 28 de julho de 2025 às 15h08

Após um longo período de sol forte e tempo seco, a chuva volta a Umuarama na tarde deste domingo (27), marcando o fim de uma sequência de dias quentes. De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), estão previstos 14,1 milímetros de precipitação acumulada até o fim do dia.

O retorno da instabilidade vem acompanhado por ventos de até 49 km/h. Por volta das 15h, os termômetros registraram 30,8 °C, com sensação térmica de 31 °C. Mesmo com o forte calor durante a manhã, a tendência é de alívio nas temperaturas a partir desta noite.

Segundo a previsão, o tempo firme deve se restabelecer já na segunda-feira (28). A máxima prevista para o início da semana é de 29 °C, com mínima de 18 °C. A mudança é resultado de uma frente fria que avança pelo Sul do país, provocando queda nos termômetros e aumento da umidade.

Leia também: Os ipês estão colorindo Umuarama! Eles existem desde que aqui era tudo floresta…

Na terça-feira (29), o clima deve esfriar ainda mais. A mínima prevista é de 13 °C, com máxima de 24 °C. A partir de quarta-feira (30), os moradores da cidade sentirão a queda mais acentuada: as mínimas devem chegar a 9 °C, e, na quinta-feira (31), a previsão aponta 8 °C nas primeiras horas do dia.

O final da semana manterá o clima mais ameno. A máxima no sábado (2) será de 22 °C, com mínima de 11 °C. No domingo (3), o céu deve permanecer nublado, com temperaturas variando entre 15 °C e 22 °C.

A mudança no tempo representa alívio para a população, que enfrentou um mês de julho marcado por calor extremo, baixa umidade e escassez de chuvas. Agora, com o retorno do tempo instável e a queda nas temperaturas, a expectativa é de recuperação gradual das condições climáticas, favorecendo o equilíbrio ambiental e o conforto térmico na região.

Noname
Whatsapp Image 2025 07 27 At 16.25.17
Foto: Jaqueline Mocellin/OBemdito

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas