
Professores do Clube do Saber participam de assessoramento pedagógico
Os professores foram orientados quanto à aplicação dos chamados Desafios de Aprendizagem, metodologia central do programa


A Secretaria de Educação de Umuarama realizou um assessoramento pedagógico com os professores do programa Clube do Saber. A capacitação aconteceu nesta segunda-feira (28). O encontro teve como objetivo alinhar práticas, reforçar a proposta pedagógica e promover trocas de experiências entre os educadores.
O Clube do Saber é uma ação educacional voltada à potencialização das aprendizagens em leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático. A iniciativa oferece atividades de contraturno escolar para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A proposta pedagógica está pautada em um processo dialógico de ensino e aprendizagem. Dessa forma, valoriza a interação e o envolvimento do aluno como sujeitos ativos na construção do conhecimento.
Durante o assessoramento, os professores foram orientados quanto à aplicação dos chamados Desafios de Aprendizagem, metodologia central do programa. Esses desafios consistem em situações-problema criativas e contextualizadas que estimulam o raciocínio e a interpretação. Bem como, a resolução de problemas e a reflexão crítica, fortalecendo as competências essenciais da base curricular.
“A proposta do Clube do Saber é oferecer aos alunos um espaço motivador e significativo, onde o aprender aconteça de forma prazerosa, interativa e baseada no diálogo. Por isso, o papel do professor é ainda mais importante nesse processo, atuando como mediador, incentivador e parceiro da aprendizagem”, destacou a secretaria municipal de educação Letícia Labiak.
Leia também: CMEIs de Umuarama estão com vagas disponíveis para alunos da educação infantil.
A ação reforça o compromisso da Secretaria de Educação com a formação continuada dos profissionais, o fortalecimento das práticas pedagógicas e o desempenho escolar dos estudantes. O Clube do Saber representa uma estratégia inovadora para ampliar o tempo de aprendizagem. Além disso, reduz defasagens e garante uma educação mais justa e de qualidade para todos.

(Informações: Assessoria PMU)