
Ratinho Junior autoriza a promoção de mais de 600 policiais penais do Paraná
Medida beneficia servidores de diferentes classes do Quadro da Polícia Penal do Paraná


O governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou a promoção de 627 policiais penais do Estado. As promoções, por critérios de merecimento, passam a valer a partir da publicação do decreto no Diário Oficial. Ratinho Junior assinou o Decreto 10.725/2025, que autoriza a promoção, nesta segunda-feira (28). O objetivo é valorizar os profissionais das forças de segurança do Paraná.
A medida reconhece o trabalho dos servidores do Quadro Próprio da Polícia Penal do Estado do Paraná (PPPR), que atuam no sistema prisional garantindo a ressocialização das pessoas privadas de liberdade e a segurança do restante da população. O processo beneficia servidores ativos que atendem os critérios para a promoção definidos pela Lei Complementar 245/22.
As promoções atingem servidores de diferentes classes na corporação. Do total, 10 policiais penais foram promovidos para classe I, 45 para classe II, 29 para classe III, 12 para classe IV, 8 para classe V e 409 para classe VI. Por fim, 10 evoluíram para classe VII, 7 para classe VII, 92 para classe IX, 2 para classe X e 3 para classe XI.
POLÍCIA PENAL
A promulgação da Emenda Constitucional nº 50 instituiu o Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen) em 2021. Dessa forma, equiparou a Polícia Penal às demais corporações policiais do Estado.
Com a reestruturação da carreira, a atividade policial passou a se basear em critérios de hierarquia, sendo definidos níveis funcionais e normas disciplinares. Isso possibilitou a criação do Quadro Próprio da Polícia Penal e da Função Privativa-Policial, voltados exclusivamente aos policiais penais.
Leia também: Inauguração da nova sede da Polícia Penal em Umuarama reforça atendimento para a região.
Além disso, a mudança consolidou a transferência definitiva da gestão das carceragens para a Polícia Penal. Os policiais penais assumiram integralmente as atribuições de fiscalização, controle, bem como, a segurança das unidades prisionais estaduais.
(Informações: AEN)