Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Paraná registra -1,2°C e geadas iminentes e litoral passa a ser refúgio

Temperaturas despencam em todo o Estado, com previsão de geadas intensas nas próximas madrugadas

Guarapuava registrou 1,9°C na manhã desta terça-feira (29); sensação térmica foi de -0,5°C com o vento gelado (Foto Roberto Dziura Jr/AEN)
Paraná registra -1,2°C e geadas iminentes e litoral passa a ser refúgio
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 29 de julho de 2025 às 10h19 - Modificado em 29 de julho de 2025 às 10h20

A chegada de uma massa de ar polar voltou a derrubar as temperaturas no Paraná nesta terça-feira (29), com registros abaixo de 9°C em praticamente todo o Estado, à exceção do Litoral. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o frio deve se intensificar nesta quarta-feira (30) e persistir até a sexta (1º), com risco elevado de geadas nas regiões mais ao sul.

As cidades de Guarapuava (1,9°C), São Mateus do Sul (2°C) e Lapa (2,5°C) registraram os menores valores nesta manhã. Com os ventos gelados, a sensação térmica ficou ainda mais baixa em alguns pontos: Santa Maria do Oeste chegou a -1,2°C às 6h30, enquanto Guarapuava e Lapa também registraram sensação abaixo de zero.

De acordo com o meteorologista Lizandro Jacobsen, do Simepar, “com o predomínio do sol ao longo do dia, o vento perde intensidade e a sensação térmica se aproxima do valor de termômetro, mas ainda assim, o calor não retorna”. A previsão é de máximas próximas de 20°C apenas nas regiões Noroeste e Norte Pioneiro.

No Litoral, as cidades de Paranaguá (12,4°C), Guaratuba (12,2°C) e Morretes (11,8°C) foram as únicas com mínimas acima de 9°C. A quarta-feira (30) trará o auge do frio, com risco de geadas fortes no Centro-Sul, moderadas nos Campos Gerais e fracas a moderadas na Região Metropolitana de Curitiba.

Além disso, algumas estações do Simepar registraram a temperatura mais baixa do mês de julho nesta terça-feira: Cerro Azul (5°C), Cornélio Procópio (7°C), Santo Antônio da Platina (6,5°C), entre outras.

Monitoramento

Com mais de 120 estações automáticas, três radares e sensores atmosféricos, o Simepar abastece órgãos públicos com dados meteorológicos em tempo real, contribuindo para ações da Defesa Civil e da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, sobretudo em períodos de eventos climáticos extremos. A previsão completa para os 399 municípios paranaenses está disponível no site, com atualização duas vezes ao dia.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas