Graça Milanez Publisher do OBemdito

Comprometimento e formação cidadã alicerçam o Grupo de Escoteiros de Umuarama

São nove anos de história na cidade, envolvendo crianças e jovens exercitando espírito de equipe

O escoteiro Carlos Eduardo Rodrigues, que integra o Grupo 211 de Umuarama - Fotos: Danilo Martins/OBemdito
Comprometimento e formação cidadã alicerçam o Grupo de Escoteiros de Umuarama
Graça Milanez - OBemdito
Publicado em 3 de agosto de 2025 às 18h57 - Modificado em 4 de agosto de 2025 às 07h35

Há quase uma década, o Grupo de Escoteiros 211 tem sido uma referência em educação não formal, cidadania e espírito comunitário em Umuarama. Filiado à União dos Escoteiros do Brasil (UEB), congrega atualmente mais de 50 integrantes.

Eles atuam em equipes, de acordo com suas faixas etárias; são quatro os ramos do escotismo: Lobinho, que reúne crianças de 6,5 a 10,5 anos de idade; Escoteiro, de 10,5 a 15; Sênior, de 15 a 18; e Pioneiro, de 18 a 21.

Com o apoio dedicado de 11 voluntários, o grupo promove atividades educativas, recreativas e de serviço, que vão desde acampamentos e trilhas até ações de cuidado com o meio ambiente e participação em campanhas sociais.

Nesses nove anos de atuação, o Grupo 211 já participou de diversos eventos regionais e nacionais. Mais do que diversão, o escotismo ensina valores, sobretudo, o respeito, a disciplina, o trabalho em equipe e a autonomia.

“É um movimento que transforma vidas; nossas crianças e jovens crescem com consciência social, responsabilidade e amor ao próximo”, afirma o diretor-presidente, Henrique Friedrichsen, lembrando que a UEB já tem 100 anos de atuação no Brasil.

Escoteiros (3)
Em ação: acampamento é uma das experiências mais esperadas pelos escoteiros

Escoteiros são bem acolhidos

Os encontros semanais do Grupo de Escoteiros de Umuarama são aos sábados, no Parque de Exposição Dario Pimenta da Nóbrega [onde, durante a Expo Umuarama, fica a Fazendinha], num espaço rodeado de verde.

“A Sociedade Rural de Umuarama nos cedeu esse local, que é excelente para nossas atividades, porque dispõe de todos os recursos que precisamos”, diz Henrique.

Para ele, o principal é a segurança: “Aqui temos total segurança para acampar, para brincar, para inventar… O espaço é amplo e nos acolhe muito bem; estamos muito satisfeitos!”.  

Escoteiros (31)
União, disciplina e aventura: voluntários conduzem atividades com bastante seriedade

Escoteiro tem que ‘aprender fazendo’

Toda atividade proposta segue a metodologia escoteira: aprender fazendo, em contato com a natureza e com foco no desenvolvimento pessoal — uma verdadeira escola para a vida.

“Cada atividade que aplicamos é pensada com propósito educativo, buscando formar líderes mais humanos e cidadãos mais participativos; seguimos à risca a cartilha”, destaca o presidente.

Ele ressalta que o Grupo 211 tem alcançado bons resultados porque envolve dirigentes apaixonados pela causa. “A constância do trabalho voluntário e o envolvimento das famílias ajudam a manter o grupo coeso e motivado”, assegura.

Com Henrique, coordenam o movimento Daysi Mara Muito Ribeiro (diretora financeira) e Adriana Friedrichsen (diretora administrativa).

Escoteiros (7)
Lorenzo Urbano, que está no escotismo desde criança

Lenha e arroz de carreteiro

A cada sábado, os escoteiros de Umuarama se superam e mostram que estão preparados para enfrentar desafios reais com coragem e criatividade. É o que demonstraram para OBemdito, recentemente.

Fomos visitar o acampamento, onde pudemos notar que a união e a empolgação em torno das tarefas eram expressivas; enquanto uns terminavam de montar barraca, outros chegavam com lenha.

Lorenzo Urbano, 17 anos, foi incumbido de montar um tripé com bambu, no qual penduraram a panela para cozinhar o arroz de carreteiro, um dos itens do cardápio do almoço da turma. “Essa tarefa foi fácil! Mas hoje já fiz muitas outras”, contou.

“Aqui, a gente faz muita coisa interessante: aprende a construir mesa, cadeira, abrigo natural; aprende a cortar lenha, fazer fogo… Eu entrei com seis anos e até hoje atuo no escotismo, porque gosto muito”, afirmou.

Escoteiros (34)
‘Sempre alerta’: Jade Urbano, que se empolga quando fala da sua trajetória no escotismo

“Lobinho nunca mente”

A irmã de Lorenzo, Jade Urbano, 9 anos, também se empenhava para realizar sua tarefa. Ela disse que está no grupo desde os dois anos de idade. “Vinha com meu pai”, enfatizou.

Com simpatia e muita desenvoltura, falou que ama o escotismo. “Sou apaixonada por natureza, gosto de acampar e de todas as brincadeiras, como caçar o Mogli”.

Sobre o que já aprendeu de mais importante, responde na lata: “Pensar primeiro nos outros”. Além disso, Jade acrescenta: “Lobinho é sempre limpo e alegre e nunca mente”.

Escoteiros (22)
Além do básico: Helena Rodrigues exibe seus ‘selos de especialidades’ colados na camisa

“Escoteiro é leal”

As atividades ao ar livre agradam a Carlos Eduardo Rodrigues, 12 anos. Ele se diz um escoteiro muito ativo e que sempre está disposto a ajudar. “Gosto das brincadeiras, mas também das responsabilidades”, confirmou.

Entre tudo o que aprendeu, o menino destaca “a importância do trabalho em equipe e a necessidade de amar o próximo”. Para ele, “todo escoteiro tem que ser leal”.

Quem se esforça mais, ou seja, quem vai além das atividades básicas do programa ganha o ‘selo de especialidades’; trata-se de um distintivo para incentivar o escoteiro a desenvolver novas habilidades.

Escoteiros (10)
Henrique Friedrichsen, diretor-presidente do Grupo 211

A lobinha Helena Rodrigues, 8 anos, exibe vários colados na sua camisa de uniforme. Tem selo de poesia, leitura, artes marciais, paleontologia… Sobre este, disse que visitou o museu em Cruzeiro do Oeste e fez um vídeo de tudo o que viu para mostrar aos colegas.

Bem falante, ela aponta para o selo de carrinho de bebê e explica: “Ganhei porque passei um dia ajudando a cuidar do bebê da vizinha da minha vó… Ajudei a trocar fralda, a dar mamadeira… Foi bem legal!”.

Saiba mais pelo WhatsApp 44 9723-1307.

Escoteiros (18)
Lobinhos compenetrados: escotismo proporciona momentos de amizade e crescimento
Escoteiros (15)
Henrique e voluntários do Grupo 211: André Luiz Urbano, Daysi Ribeiro (diretora) e Rodrigo Bordignon
Escoteiros (4)
Escoteiros (6)
Escoteiros (8)
Escoteiros (9)
Escoteiros (19)
Escoteiros (23)
Escoteiros (24)
Escoteiros (29)
Escoteiros (33)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas