Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Receita Federal paga terceiro lote de restituição do Imposto de Renda nesta quinta-feira

A consulta ao lote foi liberada no último dia 24 e está disponível no site da Receita Federal

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Receita Federal paga terceiro lote de restituição do Imposto de Renda nesta quinta-feira
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 31 de julho de 2025 às 14h32 - Modificado em 1 de agosto de 2025 às 11h50

A Receita Federal paga nesta quinta-feira (31) o terceiro lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025. Com 7.219.048 contribuintes contemplados, este é o maior lote da história em número de beneficiados. O valor total chega a R$ 10 bilhões, ficando atrás apenas do primeiro lote deste ano em volume financeiro.

O pagamento abrange tanto quem enviou a declaração dentro do prazo quanto restituições residuais de anos anteriores. A maior parte dos valores será direcionada a contribuintes com algum tipo de prioridade, como idosos, pessoas com deficiência, professores e aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida junto com a opção de recebimento por chave Pix. Esses dois últimos critérios, usados em conjunto, passaram a contar como critério técnico de prioridade a partir deste ano.

A consulta ao lote foi liberada no último dia 24 e está disponível no site da Receita Federal. Para verificar se o nome está na lista, o contribuinte deve acessar a seção “Meu Imposto de Renda” e clicar no botão “Consultar a Restituição”. A mesma consulta pode ser feita pelo aplicativo da Receita para smartphones e tablets.

Os valores serão depositados diretamente na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração. Se, por algum motivo, a conta estiver desativada, o valor ficará disponível para resgate no Banco do Brasil por até um ano. Nesse caso, o contribuinte pode reagendar o crédito para outra conta em seu nome acessando o portal do banco ou ligando para a Central de Relacionamento.

Caso o contribuinte não resgate a restituição no prazo de um ano, será necessário fazer a solicitação no Portal e-CAC. No site, deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar Restituição não Resgatada na Rede Bancária”.

Quem não está neste lote pode verificar o extrato da declaração no e-CAC. Se houver pendência, é possível retificar a declaração e aguardar os próximos lotes.

(OBemdito com informações Agência Brasil)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas