
Santa Eliza: Paróquia Sagrado Coração de Jesus celebra jubileu de 50 anos
A comunidade comemora décadas de história marcada por lideranças dedicadas, crescimento pastoral e fé viva de seu povo


A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, da comunidade de Santa Eliza, distrito de Umuarama, celebrou seu jubileu de 50 anos na última quinta-feira (31/7). O Bispo da Diocese de Umuarama, Dom Frei João Mamede Filho conduziu a cerimônia.
O evento serviu para recordar uma rica trajetória de fé, evangelização e missão. Um verdadeiro momento de renovação espiritual, perdão, gratidão e caridade. A comunidade comemora décadas de história marcada por lideranças dedicadas, crescimento pastoral e fé viva de seu povo.
A celebração da primeira missa em Santa Eliza aconteceu em 1961, na casa de um pioneiro. A criação oficial da paróquia ocorreu em 1975. De acordo com a Diocese de Umuarama, esta caminhada foi impulsionada por padres e leigos comprometidos.
Vários momentos históricos e frutíferos marcaram a trajetória da Paróquia. Entre eles, a construção da Igreja Matriz e a presença das Irmãs da Caridade do Japão — que fundaram sua primeira missão fora do Japão na comunidade. Bem como, a ordenação de diversos filhos da paróquia ao sacerdócio. Ao longo dos anos, inúmeros párocos deram continuidade ao trabalho missionário, construindo capelas, centros de formação e fortalecendo as pastorais.

Ao término da celebração, Dom João Mamede ressaltou a importância das pequenas comunidades, das pequenas cidades e distritos com suas paróquias. “Uma fogueirinha pequena queima tanto quanto uma grande. O importante é estar acesa, ser uma fogueirinha com labaredas, que vai queimar, abarcando toda a região, com todas suas pessoas. Que Deus abençoe essa paróquia!”.

Missão evangelizadora
A Paróquia Sagrado Coração de Jesus viveu com gratidão e esperança este ano jubilar. Neste período, os fiéis renovaram seu compromisso com a missão evangelizadora. Guiada pelo amor do Coração de Jesus, a comunidade deseja fortalecer sua identidade paroquial e aprofundar a vivência da fé.
A Diocese divulgou uma homenagem para lembrar que a celebração do jubileu não apenas serve para recordar o passado, mas inspira a seguir adiante. Além disso, mostra que os fiéis devem seguir com entusiasmo e dedicação na construção de um futuro com fraternidade, serviço e anúncio do Evangelho.





(Informações: Assessoria de Imprensa Diocesana)