Stephanie Gertler Publisher do OBemdito

Oficina para idosos de Nova Olímpia integra e-book da Organização Pan-Americana da Saúde

A publicação reúne iniciativas bem-sucedidas de diversos países e regiões do continente

Foto: Divulgação
Oficina para idosos de Nova Olímpia integra e-book da Organização Pan-Americana da Saúde
Stephanie Gertler - OBemdito
Publicado em 5 de agosto de 2025 às 17h07 - Modificado em 5 de agosto de 2025 às 17h07

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Nova Olímpia, iniciou em 2023 a Oficina Cérebro Ativo, uma iniciativa voltada ao público idoso com foco na estimulação cognitiva em diversos contextos. A gerontóloga Gabrielly Valoto conduz a proposta em parceria com a pedagoga e coordenadora do SCFV, Silvana Félix.

A ação tem como objetivo preservar e potencializar funções mentais como memória, atenção e raciocínio, promovendo uma rotina mais ativa, saudável, assim como, com qualidade de vida para as pessoas participantes. A equipe realiza as atividades semanalmente e combina dinâmicas que estimulam as capacidades cognitivas com momentos de interação social, fortalecendo os vínculos comunitários e o bem-estar emocional.

Estímulo à saúde mental e à convivência

De acordo com a gerontóloga Gabrielly Valoto, a Oficina Cérebro Ativo vai além do exercício da mente. “Nosso objetivo é manter os idosos ativos, tanto física quanto mentalmente. A oficina promove momentos de troca, de aprendizado e de cuidado com a saúde mental de forma leve e acolhedora”, afirma.

As atividades se tornaram referência no município por criarem um ambiente de escuta, acolhimento, bem como, partilha de experiências. Isso contribui significativamente para o fortalecimento da autoestima e da autonomia das pessoas idosas. O projeto também oferece um espaço seguro para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, respeitando os limites e a individualidade de cada participante.

Origem da proposta

A ideia da oficina surgiu a partir da observação direta das demandas da população idosa atendida pelo SCFV de Nova Olímpia. A coordenadora Silvana Félix percebeu uma lacuna no atendimento que ia além das atividades físicas e de lazer.

“Percebemos que, além das atividades físicas e de lazer, era necessário oferecer algo que também estimulasse o cérebro. A partir dessa ideia, estruturamos a oficina e os resultados têm sido muito positivos”, conta.

A proposta utiliza estratégias de estimulação cognitiva adaptadas à realidade local, com jogos, desafios e exercícios que desenvolvem funções como atenção, linguagem, memória e planejamento. A equipe do SCFV também acompanha de perto o desenvolvimento de cada idoso, promovendo ajustes nas atividades conforme a evolução dos participantes.

Reconhecimento internacional

A experiência da Oficina Cérebro Ativo ultrapassou os limites da cidade e obteve reconhecimento internacional. A equipe técnica do SCFV registrou a trajetória do projeto em um relato que foi selecionado para compor o Ebook Latino-Americano sobre Práticas Inspiradoras para o Envelhecimento Saudável nas Américas, iniciativa da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), braço regional da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O material faz parte das ações da Década do Envelhecimento Saudável 2021-2030, promovida pelas Nações Unidas como principal estratégia global de valorização da velhice. A meta é transformar a forma como o mundo percebe o envelhecimento e garantir melhorias concretas na vida de pessoas idosas, suas famílias, assim como das comunidades.

A publicação visa reunir práticas exitosas em quatro áreas prioritárias:

  • Mudar a forma como pensamos, sentimos e agimos com relação à idade e ao envelhecimento;
  • Garantir que as comunidades promovam as capacidades das pessoas idosas;
  • Entregar serviços de cuidados integrados e atenção primária à saúde centrados na pessoa idosa;
  • Oferecer acesso a ambientes físicos e sociais inclusivos.

A proposta da OPAS e da OMS é “adicionar mais vida aos anos”, colocando a pessoa idosa no centro dos debates e estimulando a articulação entre governos, universidades, setor privado, meios de comunicação e sociedade civil para a construção de políticas públicas que contemplem o envelhecer em todas as fases da vida.

Integração com políticas de saúde global

A Oficina Cérebro Ativo está integrada à estratégia de promoção do envelhecimento saudável e dialoga diretamente com as metas de saúde global estabelecidas Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essas organizações destacam a necessidade de ampliar o acesso a serviços que apoiem o envelhecimento com dignidade, funcionalidade, assim como, participação ativa na comunidade.

Por meio de uma abordagem inclusiva e acessível, a iniciativa de Nova Olímpia fortalece o papel do SCFV contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais atenta às necessidades da população idosa.

A publicação, disponível gratuitamente em formato digital, pode ser acessada clicando aqui.

Oficina Para Idosos De Nova Olímpia 1

Leia também: Nova Olímpia elege novos representantes para o Conselho Municipal de Turismo

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas