Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Incêndio atinge fábrica da Effa Motors em Manaus; 100 veículos estavam no local; vídeo

Fogo começou após faísca atingir produto químico na linha de produção; não há registro de feridos

Incêndio atinge fábrica da Effa Motors em Manaus; 100 veículos estavam no local; vídeo
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 6 de agosto de 2025 às 11h19 - Modificado em 6 de agosto de 2025 às 11h31

Um incêndio de grandes proporções atinge desde o início da tarde desta terça-feira (5) a fábrica da Effa Motors, localizada no Distrito Industrial 2, zona leste de Manaus (AM). A unidade é responsável pela produção de caminhões de pequeno porte.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), as chamas começaram por volta de meio-dia, após faíscas de solda atingirem um produto químico na linha de produção, de acordo com relatos de trabalhadores. No momento do incidente, cerca de 100 veículos estavam na área atingida.

Apesar da gravidade do incêndio, não houve registro de feridos. Os funcionários conseguiram evacuar o prédio rapidamente. Mais de 90 bombeiros e ao menos seis viaturas foram mobilizados para o local.

A corporação informou que o combate ao fogo deve seguir pela madrugada de quarta-feira (6), devido à intensidade das chamas e à presença de material inflamável e fumaça tóxica. A principal preocupação é evitar que o incêndio se alastre para galpões vizinhos, também situados na Zona Franca de Manaus.

0029

Até a última atualização desta reportagem, a Effa Motors não havia se pronunciado oficialmente sobre o ocorrido. A reportagem tentou contato com a empresa, sem sucesso.

Em nota divulgada na noite de terça-feira (5), o Corpo de Bombeiros informou que ao todo, 148 militares e 26 viaturas atuam na ocorrência, entre elas: Auto Bomba Tanque, Auto Bomba Plataforma, Auto Bomba Florestal, Auto Transporte de Ataque, Auto Rápido, Auto Transporte de Pessoal e Unidade de Resgate.

O Centro de Operações Bombeiro Militar (Cobom) foi acionado às 12h10, e a primeira viatura chegou ao local às 12h22. Além de água, os militares utilizam Líquido Gerador de Espuma (LGE) para potencializar o combate às chamas, bem como uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP).

0030 Foto Daniel Brandão A Crítica (1)

OBemdito com informações e imagens do Metrópoles e acrítica.com

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas