
Paraná lança Território Caminho das Águas em Cruzeiro do Oeste para fortalecer o turismo
Nova região turística abrange municípios do entorno de Cruzeiro do Oeste e aposta em desenvolvimento sustentável e valorização das identidades locais


A Secretaria de Estado do Turismo do Paraná realiza nesta quinta-feira (7), em Cruzeiro do Oeste, a solenidade oficial de criação do Território Caminho das Águas, uma das 18 regiões de turismo definidas no novo modelo de gestão territorial do setor.
A cerimônia acontece às 10h no Centro Cultural César de Souza Rego, com a presença do secretário estadual de Turismo, Leonaldo Paranhos, que atenderá a imprensa após o evento.
O projeto integra a estratégia estadual de regionalização do turismo, que visa valorizar as potencialidades locais, impulsionar o desenvolvimento sustentável, diversificar experiências e melhorar a infraestrutura voltada para visitantes e moradores. O foco é fortalecer a economia local por meio do turismo e ampliar a visibilidade do território em âmbitos estadual e nacional.
“Queremos que cada região possa se reconhecer em suas riquezas naturais, culturais e gastronômicas e tenha suporte técnico e promocional para transformar isso em desenvolvimento”, afirmou Paranhos.
A criação do Caminho das Águas contempla uma área com alto potencial hídrico, recursos naturais e atrativos rurais, características que nortearão as ações de planejamento e promoção regional.
Caminhos do Peabiru
A rota histórica de mais de 3 mil anos atravessa o Paraná e vai até o Peru, conectando o Oceano Atlântico ao Pacífico, por meio de uma rede de trilhas que, somente no Paraná, totalizam 2,2 mil quilômetros e compreendem mais de 700 sítios arqueológicos. No Estado, os caminhos vão de Paranaguá a Foz do Iguaçu e a Guaíra.
Por meio do programa, foi oportunizado às prefeituras uma série de qualificações técnicas para fomentarem o turismo local com o caminho. Com adesão formal de 92 municípios, o trabalho de qualificação tem sido desenvolvido pela Secretaria do Turismo (Setu) e Secretaria do Planejamento (SEPL), e tinha como um dos requisitos de participação a presença do território interessado no Mapa do Turismo Brasileiro.
Na região Oeste, Nova Aurora voltou a integrar o mapa recentemente após um hiato de oito anos. Segundo Audrey Brustolin, secretário de Indústria, Comércio e Turismo do município de mais de 13 mil habitantes (IBGE), o retorno foi motivado pelos benefícios que a categorização acarreta e pela Rota Turística Caminhos do Peabiru.
OBemdito com informações da AEN