
Mais de 2.500 alunos de Umuarama participarão de projeto sobre empreendedorismo
Por meio de atividades práticas e interativas, os organizadores incentivarão os alunos a se tornarem protagonistas do próprio aprendizado


Um projeto de empreendedorismo envolverá 2.518 alunos e 110 professores de Umuarama. A Secretaria Municipal de Educação e o Sebrae fizeram uma parceria para iniciar o projeto ‘Super Competências Empreendedoras’.
A iniciativa envolverá todas as turmas dos 3º e 4º anos da rede municipal de ensino. Primeiramente, o projeto propõe uma abordagem inovadora para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras no ambiente escolar.
O lançamento da ação ocorreu na terça-feira (6) no auditório da Prefeitura e marcou o início das atividades com a presença de educadores e representantes das instituições. O projeto utiliza a metodologia da educação empreendedora. Trata-se de um conjunto de práticas e dinâmicas que estimulam comportamentos como criatividade, autonomia, responsabilidade, bem como, capacidade de resolução de problemas.
Por meio de atividades práticas e interativas, os organizadores incentivarão os alunos a se tornarem protagonistas do próprio aprendizado. Dessa forma, irão desenvolver competências que serão fundamentais ao longo da vida.
Projeto busca incentivar de forma criativa
De acordo com a secretária municipal de Educação, Letícia Labiak Pereira, o objetivo da parceria é promover maior conexão entre professores e alunos. E, por consequência, utilizar um método de ensino mais próximo da realidade dos estudantes.
“Com o ‘Super Competências Empreendedoras’, buscamos criar um ambiente de aprendizagem que inspire nossos alunos a pensar de forma criativa, a trabalhar em equipe e a encontrar soluções para os desafios do dia a dia. É uma proposta que vai além do conteúdo tradicional e prepara nossas crianças para o futuro”, destaca a secretária.
leia também: Gestores escolares participam de alinhamento estratégico na Secretaria de Educação.
Na opinião do prefeito Fernando Scanavaca, a parceria com o Sebrae reforça o compromisso da administração municipal com uma educação pública de qualidade, aliando inovação pedagógica à formação cidadã. O projeto acontecerá ao longo do ano letivo, com acompanhamento e apoio técnico das equipes da Secretaria de Educação e do Sebrae.
(Informações: Assessoria PMU)