Marta Paula Publisher do OBemdito

Neurazino Hipólito, o lavador de túmulos no cemitério de Umuarama

Neurazino Hipólito tem 77 anos e dez deles vividos dentro do Cemitério Municipal de Umuarama. Quem frequenta o local já […]

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Neurazino Hipólito, o lavador de túmulos no cemitério de Umuarama
Marta Paula - OBemdito
Publicado em 2 de novembro de 2021 às 14h25 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 19h24

Neurazino Hipólito tem 77 anos e dez deles vividos dentro do Cemitério Municipal de Umuarama. Quem frequenta o local já deve ter encontrado pelos corredores. Semanalmente ele e uma colega limpam 95 lápides no cemitério.

Nesta semana os trabalhos foram a todo vapor por conta do Dia de Finados, nesta terça-feira (2).  “Minha profissão é mecânico, mas depois que eu me aposentei eu fui atrás de uma renda extra para minha família. Encontrei a oportunidade de limpar túmulos e todos os dias temos trabalhos por aqui”, contou.

Dono de uma alegria contagiante Neurazino está sempre sorrindo pelos corredores do cemitério. Ele não falta um dia sequer e ama zelar pelos túmulos dos quais foi contratado por familiares para limpar. “Às vezes temos bastante trabalho, mas como limpados toda semana fica mais fácil. O valor mensal para limpeza dos túmulos é R$ 50.

Foto: Danilo Martins

Com um carrinho todo equipado com produtos de limpeza, buchas e vassoura seu Neurazinho percorre os quatro cantos do local. Conhece o cemitério como a palma da mão e tem como única missão deixar todos os túmulos sempre limpinhos. “Poderia estar em casa, mas como as coisas não estão fáceis é sempre preciso ter uma renda extra”.

Entusiasmado e cheio de disposição ele não esconde a satisfação em cuidar para tantas famílias de algo que traz lembranças e bons sentimentos. “As famílias confiam em nosso trabalho e a nossa união missão é sempre zelar e deixar tudo bem limpinho”.

No Cemitério de Umuarama pelo menos 10 pessoas trabalham diariamente na limpeza de túmulos. Todos são contratados pelos familiares que têm seus entes queridos sepultados e querem manter o local com boas aparências e muito bem cuidado.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas