
Polícia Militar cumpre mandados de prisão e apreensão em Ivaté e Umuarama
Em Ivaté, homem foi detido ao registrar boletim de ocorrência; em Umuarama, adolescente foi levado de unidade semiaberta para regime fechado


A Polícia Militar cumpriu dois mandados judiciais na tarde desta segunda-feira (11) em Ivaté e Umuarama.
Em Ivaté, por volta das 14h30, um casal procurou o destacamento policial para registrar um boletim de ocorrência.
Durante a consulta aos dados, foi constatado que havia um mandado de prisão civil em aberto contra o homem, expedido pela Vara de Família da Comarca de Goioerê.
Ele recebeu voz de prisão e, devido ao abalo emocional e ao comportamento exaltado do casal, foi algemado para garantir a segurança de todos.
O detido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Umuarama.
Mais tarde, às 16h20, em Umuarama, a PM apoiou o cumprimento de mandado judicial expedido pela Vara de Família, Criança e Adolescente para a busca e apreensão de um adolescente.
O jovem, que estava em regime de semi-liberdade, foi transferido para o regime fechado socioeducacional no Centro de Socioeducação (Cense).
Cense
O Centro de Socioeducação (Cense) no Paraná é uma unidade destinada ao cumprimento de medidas socioeducativas de internação por adolescentes que cometeram atos infracionais.
O objetivo principal é promover a responsabilização e, ao mesmo tempo, oferecer oportunidades de reinserção social, por meio de atividades pedagógicas, profissionalizantes, culturais e esportivas.
Durante o período de internação, que é definido pelo Judiciário, os jovens recebem acompanhamento escolar, atendimento psicológico e social, além de assistência à saúde.
A rotina inclui regras disciplinares e horários fixos, buscando criar um ambiente estruturado que favoreça a mudança de comportamento.
As unidades são administradas pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, seguindo diretrizes do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), que estabelece padrões para garantir direitos e condições adequadas, mesmo no contexto de restrição de liberdade.