Graça Milanez Publisher do OBemdito

Escritora umuaramense é selecionada para coletânea de contos infantis do Sesc

De âmbito estadual, projeto terá dez nomes na obra que chega à décima edição

Foto: Arquivo pessoal
Escritora umuaramense é selecionada para coletânea de contos infantis do Sesc
Graça Milanez - OBemdito
Publicado em 13 de agosto de 2025 às 14h44 - Modificado em 13 de agosto de 2025 às 16h19

A escritora umuaramense Anecy Oncken, 72 anos, foi selecionada para participar da 10ª Coletânea Sesc de Contos Infantis 2025. A coletânea está em fase de lançamento: em Umuarama nesta quarta, 13; e em Curitiba, no sábado, 16.

A coletânea reúne dez nomes do Paraná. “Nem sei descrever a alegria que senti quando soube que fiquei entre os vencedores”, diz Ane, como é conhecida em Umuarama, onde atua também nas áreas de beleza [é miss e modelo sênior] e da filantropia.  

No conto, Ane descreve um fato que vivenciou numa escola rural de Morretes, onde era professora. “Foi quando ensinei para os meus alunos que para presentear alguém que amamos não era necessário ir a uma loja e comprar algo de valor”, lembra.

Para que ficasse mais claro, ela deu exemplos. “Eu disse que o presente poderia ser uma cartinha de amor ou uma florzinha apanhada de uma planta qualquer, o que era bem fácil de encontrar nos arredores da escola”.

Chuchu é o tema central do conto da escritora

Os alunos de Anecy não só assimilaram a lição como praticaram. “Não lembro se era dia do professor ou meu aniversário, só lembro que chegaram com mimos… Um deles chegou com um galho de árvore maior que ele”, conta, rindo.

Mas quem chamou a atenção da professora, mesmo, foi o garoto que a presenteou com um chuchu, com um lacinho de fita vermelha. “Fiquei muito emocionada naquele momento! Nunca esqueci dessa cena, foi mesmo inusitada!”.

Quando decidiu participar do concurso do Sesc, a escritora transpôs o episódio do chuchu das lembranças para o papel – ou melhor, para a tela do computador – e conquistou posição entre os dez selecionados.

Escritora umuaramense tem sete livros publicados

A escritora e professora umuaramense Anecy Oncken já escreveu e publicou sete livros; todos ilustrados [a maioria pelo filho, Jefferson Rodrigues Oncken da Silveira] e dirigidos para o público infantil, com conteúdo para servir de apoio pedagógico. 

São eles: ‘Era uma vez… Vogais’, ‘O alfabeto dos alunos’, ‘Alfabeto do Minhoco’, ‘Bêia – a abelhinha sem ferrão’, ‘Tabuada rimada dos bichinhos’, ‘A borboletazul’ e ‘Umuaramando nos esportes’.

Dois deles receberam tratamento especial: ‘Era uma vez… Vogais’, foi publicado também em Libras, em Braille e em espanhol; e ‘O alfabeto dos alunos’, em Braille e em Libras.

Somando tudo, a tiragem passa de trinta mil exemplares, todos distribuídos, gratuitamente, em escolas e bibliotecas de várias cidades, do Brasil e do exterior.

Coletânea do Sesc celebra a literatura infantil

A Coletânea Sesc de Contos Infantis tem por objetivo celebrar a literatura infantil e valorizar a identidade cultural paranaense. Em edital, foram convidados escritores do Estado para inscreverem contos inéditos voltados ao público infantil.  

Os escolhidos são de sete cidades do Paraná; a curadoria é do escritor Olívio Jekupé; e a ilustração dos contos é de Izabela Bombo. O lançamento fará parte da programação da 44ª Semana Literária Sesc Paraná & Feira do Livro.

== Serviço – Lançamento: programe-se

Em Umuarama – Salão Social do Sesc, à rua Domingos Gonçalves de Paula, 2700, no dia 13/08, às 19 horas.

Em Curitiba – Museu Oscar Niemeyer (MON), rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico, no dia 16/08, às 10 horas.

== Acompanhe Anecy no Instagam: anecyoncken/  

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas