
Buscas por fragmentos de vítimas da explosão na RMC são retomadas
A previsão é concluir as buscas dentro da fábrica até esta sexta-feira (15)


As buscas por fragmentos e vestígios das vítimas da explosão em Quatro Barras foram retomadas na manhã desta quinta-feira (14). As equipes do Corpo de Bombeiros retornaram à fábrica da Enaex, localizada na Região Metropolitana de Curitiba, para dar continuidade às operações iniciadas na última terça-feira (12).
Na tragédia, nove trabalhadores morreram, e os esforços de resgate têm se concentrado em localizar restos mortais que possibilitem a identificação das vítimas. Os trabalhos começaram por volta das 7h desta quinta e seguem ao longo do dia.
Segundo a Capitã Luisiana, do Corpo de Bombeiros, já foram encontrados alguns vestígios, mas a principal atenção é voltada à área central da explosão. “Encontramos vestígios das vítimas em condições que vão favorecer a identificação pela Polícia Científica”, afirmou a oficial.
A previsão é concluir as buscas dentro da fábrica até esta sexta-feira (15). No entanto, o processo de identificação dos corpos pode levar até 30 dias, devido à gravidade dos danos e à fragmentação dos restos mortais.
Para acelerar a investigação, o Governo do Paraná solicitou apoio da Polícia Científica de Santa Catarina. O coronel Flávio Graff, secretário de Segurança Pública catarinense, confirmou a cooperação e destacou a importância da ação. “O governador Jorginho Mello ordenou que abríssemos as portas para auxiliar na identificação rápida desses corpos e permitir que as famílias possam se despedir”, disse.
O secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira, reforçou que todas as nove pessoas que estavam desaparecidas após a explosão foram confirmadas como mortas. Ele acrescentou que os esforços continuam para reunir os vestígios e oferecer suporte às famílias das vítimas.
As autoridades alertam que as operações exigem cuidado extremo devido à instabilidade da estrutura da fábrica, mantendo protocolos de segurança rigorosos durante todo o processo.
(OBemdito com informações RICtv)