Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Hugo Motta envia ao Conselho de Ética quatro pedidos de cassação de Eduardo Bolsonaro

Representações de PT e PSol acusam deputado de quebra de decoro por atuar contra o Brasil a partir dos EUA

Hugo Motta disse que a atuação de Eduardo Bolsonaro é “incompatível com o exercício parlamentar” (Foto Marcello Camargo/Agência Brasil)
Hugo Motta envia ao Conselho de Ética quatro pedidos de cassação de Eduardo Bolsonaro
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 15 de agosto de 2025 às 15h36 - Modificado em 15 de agosto de 2025 às 15h36

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), encaminhou nesta sexta-feira (15) quatro pedidos de cassação do mandato do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Três das representações foram apresentadas pelo PT e uma pelo PSol.

As acusações apontam quebra de decoro parlamentar por Eduardo, que está nos Estados Unidos, por supostamente atuar contra os interesses do Brasil, apoiar tarifas de 50% impostas pelo ex-presidente norte-americano Donald Trump e defender sanções contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Em uma das ações, o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), afirma que não se trata apenas de ausência física, mas de “uso político do mandato a partir do exterior para atacar a democracia e a soberania nacional”, causando prejuízo à imagem do Parlamento e aos cofres públicos.

Na quinta-feira (14), Motta disse que a atuação de Eduardo no exterior para prejudicar empresas brasileiras é “incompatível com o exercício parlamentar”. Ele descartou a possibilidade de permitir que o deputado mantenha o mandato à distância e afirmou que não pretende mudar o Regimento Interno para criar exceções.

Com o encaminhamento, o Conselho de Ética deve se reunir para decidir sobre a instauração dos processos. Três nomes serão sorteados e um relator será escolhido pelo presidente do colegiado, deputado Fábio Schiochet (União Brasil-SC). Eduardo será notificado e poderá apresentar defesa prévia.

(OBemdito com informações das agências de notícias)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas