Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Conselho de Educação atualiza diretrizes do Ensino Médio do Paraná

Deliberação prevê carga horária de 3.000 horas e metodologias integradas em escolas estaduais

Novas diretrizes passam a contemplar itinerários formativos e metodologias integradas (Foto AEN)
Conselho de Educação atualiza diretrizes do Ensino Médio do Paraná
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 16 de agosto de 2025 às 13h35 - Modificado em 16 de agosto de 2025 às 13h35

O Conselho Estadual de Educação do Paraná aprovou e publicou a Deliberação CEE/PR nº 03/2025, estabelecendo novas Diretrizes Curriculares Complementares e o Referencial Curricular do Ensino Médio na rede estadual. A medida atende à Lei Federal nº 14.945/2024 e às orientações do Ministério da Educação (MEC), que introduziram mudanças na estrutura do Ensino Médio em todo o País.

Segundo a deliberação, o Ensino Médio estadual terá carga horária total de 3.000 horas ao longo dos três anos. Dessas, 2.400 horas serão destinadas à Formação Geral Básica, contemplando as aprendizagens essenciais previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e pelo menos 600 horas aos itinerários formativos, que permitem aos estudantes aprofundar conhecimentos em áreas como Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas ou Formação Técnica e Profissional.

“Os estudantes poderão aprofundar seus conhecimentos de acordo com seus interesses e projetos de vida, visando seu futuro acadêmico e profissional”, afirma Vanessa Ruthes, coordenadora do Ensino Médio na Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR).

O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, ressalta que a publicação da deliberação garante que a rede estadual esteja alinhada às determinações nacionais e possa aplicar as mudanças de forma sistemática. A Seed-PR prevê formação continuada para professores, adequações pedagógicas e apoio à infraestrutura das escolas para a implementação gradual do novo modelo.

Metodologias integradas e Educação Profissional

O documento também prevê que o trabalho pedagógico seja desenvolvido de maneira integrada, com metodologias ativas, projetos e atividades práticas que articulem diferentes áreas do conhecimento, respeitando o conteúdo de cada disciplina. A oferta de Educação Profissional continuará sendo ampliada e qualificada, com parcerias entre escolas, instituições de ensino superior, institutos federais e setor produtivo.

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