
Umuarama: Saúde abre 3ª dose da vacina contra covid para pessoas de 60 anos ou mais
Nesta quinta-feira (28) a Secretaria de Saúde de Umuarama vai iniciar a aplicação da terceira dose da vacina contra o […]


Nesta quinta-feira (28) a Secretaria de Saúde de Umuarama vai iniciar a aplicação da terceira dose da vacina contra o coronavírus em pessoas com 60 anos ou mais. A imunização – chamada de reforço ou adicional – é fundamental para controlar a pandemia no país e manter em queda os números de mortes e novos casos da doença, conforme observou a diretora de Atenção em Saúde Primária (APS), Simony Rodrigues Bernardelli Rosa.
As vacinas estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde Ouro Branco, Guarani / Anchieta, Lisboa, Central e San Remo, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 16h, sendo necessário levar a carteirinha de vacinação, o CPF e um documento com foto.
“No caso dos idosos, a indicação é a partir de seis meses da imunização completa, ou seja, 180 dias após ter tomado a segunda dose”, explica Simony, ressaltando que todas as pessoas com mais de 60 anos [que já tomaram as duas doses] devem tomar a D3, independentemente da marca do imunizante que tenha recebido.
Também haverá imunização da terceira dose para trabalhadores na área de saúde (a lista completa das categorias contempladas pode ser acessada no site da Prefeitura, no endereço www.umuarama.pr.gov.br).
Para esses profissionais, a vacinação será na UBS do Cidade Alta, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 16h, lembrando que também só podem se vacinar após seis meses de ter tomado a 2ª dose.
Todos devem levar carteira de vacinação, CPF e documento com foto, cópia da declaração da instituição onde trabalha constando a função que exerce, conforme modelo fornecido pela Vigilância em Saúde, ou holerite, ou carteira de trabalho ou contrato de trabalho.
PRIMEIRA E SEGUNDA DOSE
A imunização em primeira dose em Umuarama, nesta quinta-feira (28), será “repescagem” para jovens com 18 anos ou mais, que devem procurar a UBS Jardim Cruzeiro das 7h30 às 11h, levando RG (ou outro documento com foto), CPF, cópia ou imagem no celular do pré-cadastro (feito no site saude.umuarama.pr.gov.br) e comprovante de endereço. “A vacina será aplicada enquanto houver disponibilidade de doses”, alerta Simony.
Nesta quinta-feira também estão disponíveis, enquanto durar os estoques, as segundas doses para todos os grupos: para quem tomou Astrazeneca e Pfizer, a vacinação será nas unidades básicas de saúde do Vitória Régia e do São Cristóvão. Já para quem tomou Coronavac a vacinação será no Posto de Saúde Central, sempre das 7h30 às 11h. É preciso observar a data marcada na carteirinha, que deve ser apresentada junto de um documento pessoal com foto.
Finalmente haverá adiantamento da dose dois da Pfizer para as pessoas que receberam a primeira dose dia 02 de setembro ou em datas anteriores. A imunização será nas unidades de saúde do Vitória Régia e do São Cristóvão, das 7h30 às 11h, levando carteirinha e um documento com foto.
(Assessoria PMU)