Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Agentes encontram muitos focos do mosquito da dengue em vistorias a imóveis

Com o aumento do índice de infestação predial em Umuarama, que chegou a 2,4% dos imóveis visitados conforme o último […]

Foto: Assessoria PMU
Agentes encontram muitos focos do mosquito da dengue em vistorias a imóveis
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 27 de outubro de 2021 às 21h50 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 19h43

Com o aumento do índice de infestação predial em Umuarama, que chegou a 2,4% dos imóveis visitados conforme o último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegyti (Liraa) – quando o ideal é até 1% –, o Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental intensificou as ações de fiscalização e bloqueio, com apoio de alunos do curso de Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Hilda T. Kamal.

Nos últimos dias, vários bairros da cidade onde a infestação se apresentou em maior escala foram visitados pelos agentes de combate a endemias. O coordenador da Vigilância Ambiental, Carlos Roberto da Silva, informou que lamentavelmente muitos focos estão sendo encontrados.

“A população tem relaxado nos cuidados. Em poucos dias encontramos mais de 30 focos em residências, nos recipientes mais variados. É preciso mais atenção com a limpeza do quintal para evitar uma explosão de casos de dengue”, orientou.

Após os trabalhos do Liraa até esta quarta-feira já foram encontrados e eliminados 12 focos com larvas do mosquito Aedes aegypti no Parque de Exposições Dario Pimenta Nóbrega, três focos na Zona VII (região da Catedral), quatro na Praça Oscar Thompson (Hospital Cemil), sete no Jardim Belvedere e dois no Jardim Colibri. Houve coletas de larvas em outras localidades, porém a análise foi inconclusiva.

A Vigilância Ambiental mantém, por outro lado, a busca ativa de escorpiões e animais peçonhentos. Nesta quarta-feira foi visitado um imóvel na Rua Porto Alegre, na Zona V – próximo à Praça Anchieta –, porém não houve achados.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas