
Agência de Desenvolvimento da UEM abre chamada para desafios de pesquisa
A chamada pública serve para coletar problemas ou desafios enfrentados por empresas, cooperativas, organizações ou órgãos públicos


A Universidade Estadual de Maringá (UEM) abriu chamada pública para coletar problemas ou desafios enfrentados por empresas, cooperativas, organizações ou órgãos públicos. A ação da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni) contempla participantes do Noroeste do Paraná. Esses precisam demandar soluções por meio de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (P&DI).
Os interessados em participar podem encaminhar a proposta para o e-mail das entidades às quais as empresas ou organizações se sintam representadas. Entre elas, as federações Faep, Fiep, Fecomércio, Faciap), Fetranspar, Ocepar, além da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Sebrae e Codem.
“Caso sua empresa, cooperativa, organização ou órgão público não seja representado por nenhuma das entidades listadas, você pode encaminhar sua proposta para o e-mail ageuni@uem.br para avaliação de seu caso”, acrescenta a agente regional de inovação da UEM, Mauriza de Lima Menegasso.
Os candidatos devem acessar a chamada completa disponível no site do NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica), na seção Editais Ageuni. O prazo final é 25 de agosto, às 23h59. Para isso, clique AQUI.
Vestibular da UEM
Além do desafio, a UEM está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão e para o Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2025. Juntos, eles oferecem 1.548 vagas em mais de 70 cursos de graduação gratuitos. A aplicação das provas acontecerá em novembro e o ingresso está previsto para março de 2026.
Os candidatos podem se inscrever pelo site do vestibular ou pelo aplicativo Vestibular UEM até 22 de setembro. O pagamento da taxa pode ser por PIX, até 24 de setembro e os pedidos de isenção acontecem até 22 de agosto. Veja mais detalhes aqui.
(Informações: Assessoria PMU)