
Inmet divulga alerta de possibilidade de vendaval para Umuarama e região
Além dos ventos, há previsão de chuva no fim da noite de hoje (19), que deve se estender até quarta-feira (20)


O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou um alerta laranja – com grau moderado – para possibilidade de vendaval em Umuarama e outros municípios do Noroeste. Segundo o órgão, o aviso tem validade a partir das 12h desta terça-feira (19) e deve seguir até as 10h de quarta-feira (20). Ademais, há previsão de chuva no fim da noite de hoje, que deve se estender até amanhã, segundo o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná).
Segundo o alerta do Inmet, há chance de vento variando entre 60 km/h e 100 km/h, além de risco de queda de árvores, destelhamento de casas e danos gerais em edificações e plantações. O instituto também prestou algumas instruções para a população, em caso de emergências:
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Permaneca em local abrigado.
O vendaval alertado pelo Inmet na região de Umuarama é resultado da passagem de um ciclone extratropical e da aproximação de uma frente fria pelo Sul do país.
Previsão do tempo em Umuarama
Segundo a previsão do tempo do Simepar, nesta terça-feira haverpa temperaturas entre 19°C e 32°C, com sol entre nuvens e chuva por volta das 23h. A precipitação acumulada para o dia é de 1.7mm.
Já na quarta-feira (20), a temperatura cai significativamente e os termômetros devem registrar entre 15°C e 22°C. Além disso, a chuva do dia anterior deve se estender durante toda a madrugada e até por volta das 9h da manhã. A precipitação acumulada no dia é de 20.8mm, uma quantidade considerável.
Ademais, na quinta-feira (21) o dia será ensolarado e os termômetros voltam a subir, registrando temperaturas entre 14°C e 28°C.
(Com informações Inmet e Simepar)