Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Ratinho Junior anuncia redução do IPVA no Paraná a partir de 2026

Analistas apontam que a redução da alíquota ocorre em momento de alta popularidade do governador

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Ratinho Junior anuncia redução do IPVA no Paraná a partir de 2026
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 19 de agosto de 2025 às 17h44 - Modificado em 19 de agosto de 2025 às 17h45

O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), deve anunciar nesta quarta-feira (20) a redução da alíquota do IPVA no estado, informou o jornalista Karlos Kohlbach, do Blog Politicamente.

A medida deve entrar em vigor em 2026 e impactará principalmente carros, motos e veículos comerciais. Atualmente, a alíquota do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é de 3,5% sobre o valor venal de carros e motos. Para ônibus, caminhões, veículos de aluguel, utilitários de carga ou movidos a GNV, a taxa é de 1%.

O IPVA é uma das principais fontes de receita do estado. Até junho deste ano, a arrecadação superou R$ 5 bilhões, com mais de 4 milhões de veículos tributados. Entre os impostos estaduais, apenas o ICMS gera receita maior que o IPVA.

Leia também: Vítima de acidente relata desespero ao ver marido entre a vida e a morte na PR-323

A distribuição da arrecadação do IPVA segue regra específica: 40% vai para os municípios, 20% para o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) e 40% para investimentos do Governo do Paraná.

Em 2024, o governo já havia isento o IPVA de motocicletas de até 170 cilindradas, veículos movidos 100% a hidrogênio e caminhões, ônibus e micro-ônibus movidos exclusivamente a gás natural ou biometano.

Analistas apontam que a redução da alíquota ocorre em momento de alta popularidade do governador. Pesquisa Futura/APEX Partners, divulgada na última sexta-feira (15), mostrou que mais da metade dos paranaenses aprova a gestão de Ratinho Jr.

Especialistas destacam que a diminuição do IPVA pode estimular a economia local, aumentar a regularização de veículos e gerar repercussão positiva entre os contribuintes. O anúncio oficial deve detalhar os percentuais finais da redução, o impacto na arrecadação estadual e o calendário de pagamento dos contribuintes.

(OBemdito com informações RICtv)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas