Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Vídeos mostram onça-parda passeando por escola da Apae e pelas ruas de Cascavel

Câmeras de segurança da Apae registraram o felino pelos corredores da escola e moradores filmaram a onça-parda na rua. Confira!

Vídeos mostram onça-parda passeando por escola da Apae e pelas ruas de Cascavel
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 19 de agosto de 2025 às 21h21 - Modificado em 19 de agosto de 2025 às 21h25

Uma onça-parda está levando medo para a comunidade de Cascavel após dois flagrante dela passeando dentro de uma escola e pelas ruas da cidade. Uma câmera de segurança da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Exepcionais) registrou o animal dentro da escola na madrugada da última segunda-feira (18).

Devido ao horário não havia alunos na escola no momento do passeio da onça-parda. O caseiro da instituição de ensino chegou a ver o felino e acionou as autoridades competentes. A escola divulgou que a ‘visita’ do animal foi tranquila e o único rastro que ela deixou foram pegadas das patas no piso claro da entidade.

Em nota, a Apae informou que adotou medidas de segurança para garantir a proteção de colaboradores e estudantes.

Posteriormente, populares avistaram a onça-parda pela última vez na região do Jardim Tropical. O bairro possui uma mata e um córrego próximos das residências e dos condomínios. Tal fato pode ter atraído o felino que, no vídeo, aparece procurando entrar na área de vegetação – que é cercada. De acordo com o Corpo de Bombeiros, essa foi a última aparição do animal.

Nesta terça-feira (19) equipes do Corpo de Bombeiros e do Instituto Água e Terra (IAT) realizaram buscas pela onça-parda, porém, até o início da noite não tiveram êxito. Uma equipe com helicóptero da Polícia Militar, equipado com câmera de sensor termal, também auxiliou na procura. A força-tarefa carrega um rifle com tranquilizante para imobilizar o felino.

Onça-parda em Umuarama

Aparições de onças-pardas em Umuarama e municípios da região não são raras. O último registro aconteceu na terça-feira (12 de agosto). A câmera de segurança instalada em frente a uma residência na Vila Rural Pedro Urkia, distrito de Santa Eliza, flagrou o animal durante a madrugada. Por fim, o alarme do imóvel disparou e o felino fugiu (confira aqui).

Além disso, no dia 30 de julho, um morador do bairro San Marino registrou em vídeo uma onça-parda na copa de uma árvore ao lado da área residencial (relembre aqui).

(Informações: OBemdito e Bem Paraná)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas