
Sestram apresenta mudanças previstas no estacionamento aos comerciantes na Aciu
Implantação de novo sistema vai trazer algumas mudanças no uso de vagas na área central


As mudanças previstas no estacionamento na área central de Umuarama e a mobilidade urbana foram tema de uma reunião na Aciu. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (20) e contou com a participação de comerciantes e autoridades do município.
A previsão é de que no próximo mês seja instalado o estacionamento rotativo em Umuarama. Por isso, a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu) promoveu a reunião, que teve parceria da Sestram. O objetivo foi levar informações aos empresários locais.
O secretário Valdecir Capelli, da Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram) esteve na Aciu para explanar sobre o assunto. Capelli informou que o processo para a implantação do estacionamento rotativo está na fase final. Dessa forma, algumas mudanças serão necessárias, principalmente por conta do aumento da frota nos últimos anos.
“Tivemos algumas alterações no estacionamento como um todo e na carga e na descarga. Por isso, fizemos essa apresentação para mostrarmos como será o funcionamento”, disse o chefe da Sestram.
Um estudo da Secretaria de Trânsito indica que Umuarama contará com 4.310 vagas para o estacionamento rotativo. Desse total, a implantação de 3.300 acontecerá na primeira fase e outras 1.010 na segunda etapa.
Leia também: Apresentado edital para implantação de estacionamento rotativo pago em Umuarama.

Comerciantes preparados para as mudanças no estacionamento
A presidente da Aciu, Carla Frasquette, ressaltou a importância do encontro como forma de preparar os empresários para as mudanças. “Reunimos comerciantes e lideranças locais para trazer esclarecimentos sobre a implantação do estacionamento rotativo, vagas de carga e descarga. Isso para que os empresários possam ser ouvidos pelo poder público. Dessa forma, ajustarem o que for possível para que nossa mobilidade urbana seja com maior qualidade e sem prejuízos ao comércio”, argumentou.
Durante a reunião, os comerciantes fizeram sugestões para a Sestram. O secretário se comprometeu a analisar as sugestões antes do início do estacionamento rotativo. Com a finalidade de garantir maior fluidez no trânsito e melhor acesso dos consumidores ao comércio.

(Informações: Assessoria Aciu)