
Umuarama firma parceria com Apadevi para ampliar produção de polpas de frutas
A entidade busca garantir mais autonomia e qualidade no atendimento aos associados


Uma parceria entre a Prefeitura de Umuarama e a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadevi) vai permitir melhorias na infraestrutura e na capacidade produtiva da instituição, que fabrica polpas de frutas para complementar a renda das famílias de seus associados.
O prefeito Fernando Scanavaca e a diretoria da entidade se reuniram para formalizar a iniciativa, que prevê investimento de R$ 90.825,00 em recursos próprios do município. Segundo a secretária de Assistência Social, Maria Luisa Bertoco, o valor será destinado à compra de uma embaladora de polpas de frutas, considerada essencial para ampliar a produção e a sustentabilidade da associação.
“Pretendemos adquirir uma embaladora, fundamental para garantir mais autonomia, eficiência e qualidade no processamento e conservação das frutas. Isso permitirá ampliar a produção e a geração de receita própria para a instituição”, disse a secretária.
O equipamento permitirá o fracionamento e a selagem das polpas, assegurando maior durabilidade, segurança alimentar e apresentação profissional ao produto, o que deve ampliar sua competitividade no mercado.
De acordo com o vice-presidente da Apadevi, Lyndon Geovane Faria, a medida trará impacto direto na capacidade de atendimento. “Será possível aumentar a produtividade, atender uma demanda maior de consumidores, reduzir a dependência exclusiva de doações e investir mais na manutenção e ampliação dos serviços prestados pela associação”, afirmou. Ele esteve acompanhado da assistente social Natanne Oliva Roman Miiller e da professora Rosana Rodrigues Urbanski, presidente da entidade.
Para o prefeito Scanavaca, a parceria atende a uma demanda histórica. “Estamos conseguindo atender uma reivindicação antiga da Associação. Com o trabalho sério que já realizam, este recurso possibilita maior capacidade de atuação, garantindo mais inclusão social e bem-estar das pessoas com deficiência visual”, declarou.