Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Apracam busca apoio da Prefeitura para ampliar fornecimento da cannabis medicinal

A Apracam está pleiteando uma estrutura de farmácia de manipulação e um laboratório para assegurar o fornecimento seguro do medicamento

Fotos: Apracam
Apracam busca apoio da Prefeitura para ampliar fornecimento da cannabis medicinal
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 21 de agosto de 2025 às 16h34 - Modificado em 21 de agosto de 2025 às 16h34

A ampliação do fornecimento da cannabis medicinal em Umuarama foi tema de uma reunião na última quarta-feira (20). O encontro envolveu a Apracam (Associação Paranaense de Apoio à Cannabis Medicinal), o prefeito Fernando Scanavaca, a Universidade Paranaense (Unipar) e o Ministério Público.

Um representante da Apracam aproveitou a reunião para expor as principais demandas da associação e projetos em andamento. A Apracam está pleiteando uma estrutura de farmácia de manipulação. Em troca, propôs uma parceria para ofertar 100 frascos de óleo gratuitos/mês de cannabis medicinal para o município.

“O ponto central do encontro foi buscar apoio da Prefeitura Municipal para qualificar e ampliar o trabalho da associação. A Apracam destacou a necessidade de viabilizar uma farmácia de manipulação e um laboratório de qualificação. Eles são fundamentais para garantir o fornecimento seguro, rastreável e tecnicamente adequado de medicamentos derivados da cannabis aos pacientes”, informou a associação.

A reunião contou com participação do diretor-executivo da Universidade Paranaense (Unipar), Artur Nappo Dalla Libera, e do promotor de Justiça Marcos Antônio de Souza. A secretária de saúde Lisbeth Scanavaca também esteve presente, reforçando o compromisso da gestão com pautas sociais de relevância para o município.

O diretor-executivo da Unipar ressaltou a importância do apoio acadêmico-científico à iniciativa. Por outro lado, o Promotor de Justiça conferiu ao encontro respaldo jurídico e institucional.

Regulamentação do fornecimento de cannabis medicinal

A associação também solicitou o apoio do Executivo para a elaboração de um Projeto de Lei Municipal. O objetivo é regulamentar o fornecimento gratuito de cannabis medicinal pelo SUS em Umuarama. A proposta prevê critérios técnicos, prescrição médica obrigatória, acompanhamento clínico e parcerias institucionais.

Fundada em 2020, a Apracam já acompanha quase mil pacientes em todo o Paraná. A instituição oferece suporte médico e social, além de desenvolver projetos voltados a famílias em situação de vulnerabilidade. Sua rede de profissionais também atua em capacitações e em ações de educação em saúde.

Acompanhe o Instagram da Apracam (clique aqui).

Apracam Busca Apoio Para Fornecimento Da Cannabis Medicinal

(Informações: OBemdito e Apracam)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas