
Despedida de agente de endemias é marcada por emoção e homenagens em Umuarama
Maria Aparecida Lopes da Silva faleceu na última terça-feira após um mês de internamento hospitalar


Agentes de controle e combate a endemias da Vigilância Ambiental de Umuarama prestaram uma emocionante homenagem à uma colega que faleceu. Maria Aparecida Lopes da Silva faleceu na última terça-feira (19), após um mês de internamento hospitalar.
Prestes a completar 67 anos, Maria trabalhou por 27 anos na Prefeitura de Umuarama. Iniciou como contratada em 1998 e foi efetivada em 2001, após concurso público da Secretaria de Saúde. “Maria era uma pessoa que trazia alegria aos que estavam próximos e todos gostavam muito dela, dessa alegria”, disse a coordenadora da Vigilância Ambiental, Regiani Santos da Silva.
Mesmo diante das adversidades, Maria conquistou a admiração dos colegas. “O trabalho do agente de endemias não é fácil. Eles atuam sob sol quente, caminhando o dia todo para as vistorias, e a Maria nunca deixou de fazer esse trabalho com dedicação. Mesmo após 27 anos de carreira, foi sempre ativa e alegre”, acrescentou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Renata Pititto.
O sepultamento ocorreu por volta das 16h de quarta-feira, 20/08, no cemitério municipal de Umuarama.
Reconhecimento
Além de uma emocionante salva de palmas durante o cortejo no cemitério municipal, a equipe da Vigilância Ambiental deixou um agradecimento por todos os anos que a agente se dedicou ao trabalho.
“Maria Aparecida foi agente de campo, supervisora, educadora, trabalhou em campanhas da vacina como ‘Maria Gotinha’ e foi mentora de vários agentes, ensinando-os a trabalhar com dedicação e zelo, sempre ativa e alegre enquanto desempenhava o seu trabalho. É uma perda lastimável, que muito nos entristece, mas que deixa um sentimento de gratidão pelo convívio com uma pessoa tão humana e gentil, digna de todas as homenagens”, declararam os colegas.
(Informações: Assessoria PMU)