
Falta de energia prejudica criação de 30 mil frangos em propriedade rural de Umuarama
O rompimento de uma fiação de energia elétrica causou transtornos para os moradores do Sítio São Francisco, que fica na […]


O rompimento de uma fiação de energia elétrica causou transtornos para os moradores do Sítio São Francisco, que fica na Estrada do Aeroporto, em Umuarama. O problema completou cinco dias nesta quinta-feira (28). A fiação se rompeu no último temporal, registrado no sábado (23).
A propriedade rural de 13 alqueires tem gado e um aviário com mais de 30 mil frangos. “A minha sorte aqui é que eu tenho um gerador, senão eu teria sofrido um grande prejuízo com essa falta de energia”, disse o produtor Paulo Henrique Matsumura.
O gerador funciona abastecido com diesel e, segundo o proprietário do local, o gasto diário tem sido de R$ 700. “Eu sei que o prejuízo poderia ser maior, mas gastar esse valor todos os dias não tem sido fácil. Por isso, eu estou buscando resolver o problema com a Copel”, explicou a OBemdito.

O produtor rural Paulo Henrique contou que no sábado, por volta do 12h, galhos de um bambuzal caíram sobre os fios. De lá para cá começou o transtorno. “Com a queda dos galhos vieram os problemas. Primeiro caiu uma fase da energia elétrica e depois tudo. Na sequência veio o temporal e até agora estamos sem solução alguma. Eu já fui inúmeras vezes na Copel e toda sem êxito, eles nunca me dão um prazo”, lamentou.
Por conta da precaução do produtor não houve perdas tão grandes. Caso ele não tivesse o gerador de energia calcula-se que o prejuízo poderia ser de até R$ 250 mil.
No final da tarde desta quinta-feira a assessoria de imprensa da Copel manteve contato com OBemdito informando que a energia elétrica havia sido restabelecida no local.