
Polícia resgata mais de dez cães em situação de maus-tratos no Paraná
Animais foram encontrados amarrados, desnutridos e sem acesso a água ou comida


Onze cachorros, incluindo filhotes, foram resgatados de uma situação de maus-tratos em Piraí do Sul, no Paraná. A ação ocorreu na sexta-feira (22) em uma operação conjunta da Polícia Civil, Vigilância Sanitária e da ONG Anjos Protetores de Animais, após denúncia feita pela entidade.
Segundo o delegado Jairo Luiz Duarte de Camargo, os animais estavam em condições insalubres dentro de uma residência. Muitos permaneciam amarrados, sem possibilidade de se locomover ou de se proteger do sol e da chuva.
“Havia uma baia com quatro filhotes fechados, sem ventilação, em um espaço úmido e com fezes espalhadas pelo chão. Além disso, os cães estavam sem comida e água potável”, relatou o delegado.
Estado de saúde
De acordo com a Polícia Civil, diversos animais apresentavam sinais de desnutrição, com ossos aparentes e magreza extrema. Um deles tinha nódulos no tórax e abdômen, que sugerem a presença de neoplasia, sem evidência de acompanhamento veterinário.
“Alguns uivavam constantemente, aparentando dor”, afirmou Camargo.
Após o resgate, os cães foram encaminhados para um espaço disponibilizado pela Prefeitura, onde receberam abrigo e cuidados.
Investigação
No momento da operação, o dono do imóvel não estava em casa, por estar trabalhando, e por isso não foi preso em flagrante. Ele já foi identificado e é investigado por maus-tratos a animais.
A Polícia Civil informou que não pode divulgar a identidade do investigado, em cumprimento à lei de abuso de autoridade. O nome também não foi revelado pela defesa, que ainda não se manifestou.
(OBemdito com informações da Polícia Civil do Paraná)