PUBLIEDITORIAL Publisher do OBemdito

Médico de Umuarama alerta sobre a relação entre depressão e obesidade

Embora à primeira vista possam não aparentar relação, são condições que devem ser abordadas em conjunto em seu processo de tratamento

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Médico de Umuarama alerta sobre a relação entre depressão e obesidade
PUBLIEDITORIAL - OBemdito
Publicado em 26 de agosto de 2025 às 14h05 - Modificado em 26 de agosto de 2025 às 14h19

Quando comparamos a depressão e a obesidade, encontramos importantes pontos em comum entre as doenças. Embora à primeira vista possam não aparentar relação, são condições que devem ser abordadas em conjunto em seu processo de tratamento. O ponto central desta relação é a natureza em comum de ambas: já está bem estabelecido pela ciência que tanto a obesidade quanto a depressão são doenças inflamatórias.  

Assim, a relação entre ambas é bidirecional: o excesso de peso aumenta a inflamação do organismo e agrava a depressão, que por sua vez aumenta as chances de ganho de peso e dificulta a iniciativa para hábitos mais saudáveis. Pessoas deprimidas apresentam diminuição da atividade física, distúrbios do sono e aumentam consumo de alimentos não saudáveis. É comprovado que tratar uma influencia positivamente no curso da outra. 

Cabe ainda destacar que são doenças multifatoriais. Envolvem fatores biológicos, como a genética e o metabolismo individual, além dos fatores psicológicos, como baixa autoestima e também fatores sociais.  

Resumindo, depressão e obesidade coexistem em muitos indivíduos e tratar ambas as situações é o melhor caminho. Dedicar ao menos uma hora por semana para qualquer atividade física já ajuda. E quando for indicado tratamento medicamentoso para a depressão, o médico deve atentar ao risco do ganho de peso, entendendo que isso também pode piorar os resultados em longo prazo.  

Vale destacar também que a procura por um bom especialista faz toda a diferença. E, em Umuarama e região, o dr. Angelo Coltro se destaca pelo tratamento dessas e muitas outras enfermidades. Formado pela Universidade do Sul de Santa Catarina, possui pós-graduação em psiquiatria pelo Hospital Albert Einstein e já ajudou diversos pacientes a terem mais qualidade de vida. 

Agende o quanto antes o seu horário e se cuide melhor. O doutor Angelo Coltro realiza seus atendimentos no Centro Médico Exata, localizado na Rua Marabá, 3415, em Umuarama. Para agendamentos, clique aqui e marque seu horário. Siga o instagram do doutor para ficar por dentro de várias novidades.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas