
Aluna de Douradina embarca para a Inglaterra em programa de intercâmbio estudantil
Isabelle Martins Félix de Almeida, 16 anos, passará seis meses na Inglaterra


Isabelle Martins Félix de Almeida, 16 anos, estudante do Colégio Cívico-Militar de Douradina, embarca nesta quinta-feira (28) para a Inglaterra. Ela fará parte da edição 2025 do programa Ganhando o Mundo, que permite a estudantes da rede estadual do Paraná viverem um semestre acadêmico e cultural em países de língua inglesa.
“É um sonho que virou realidade. Quero aprender sobre a língua, a história e vivenciar como é a vida naquele país”, afirma Isabelle.
Além dela, outros quatro alunos do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Umuarama já embarcam para viagem de intercâmbio. Entre eles, Felipe da Silva, 16 anos, de Francisco Alves, segue para a Inglaterra; Ísis Cabral Gabiatto, de Icaraíma, e Luiz Eduardo Larroza Fasioli, de Altônia, viajarão para a Irlanda. Todos passarão seis meses nos destinos escolhidos. Os embarques aconteceram nesta quarta-feira (27).

“Cada grupo que embarca leva consigo não apenas o sonho individual, mas também a esperança de toda uma comunidade escolar que acredita na força da educação para transformar vidas. O País de Gales é um destino inédito e mostra como o programa está em expansão, criando ainda mais oportunidades para nossos alunos”, afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.
Entre os dias 28 e 30 de agosto, 206 estudantes do Paraná viajam para Inglaterra, País de Gales e Irlanda. O País de Gales é novidade na lista de destinos, recebendo alunos paranaenses pela primeira vez. Até o fim de janeiro de 2026, 1.300 estudantes terão participado da edição 2025 do programa, que abrange Austrália, Canadá, Irlanda, Escócia, Inglaterra, País de Gales e Nova Zelândia. Em 2026, estão previstos 2 mil novos embarques.
O Ganhando o Mundo, maior programa de intercâmbio estudantil do Brasil voltado à rede pública estadual, oferece a estudantes e docentes experiências acadêmicas e culturais em instituições internacionais. Desde 2022, mais de 2.500 estudantes, professores e diretores foram beneficiados. O investimento total do programa ultrapassa R$ 500 milhões, cobrindo passagens, hospedagem, bolsa-auxílio, documentação e suporte completo.

A edição 2025 abriu vagas para 1.200 alunos. Paralelamente, a versão Ganhando o Mundo Agrícola enviou 50 estudantes para os Estados Unidos na semana passada, e outros 50 devem embarcar até janeiro de 2026.
(OBemdito com AEN)
Leia também: Aluna de Icaraíma embarca para intercâmbio na Irlanda pelo programa Ganhando o Mundo