
A reforma que devolveu luz a uma Maria e uniu Cruzeiro do Oeste; com vídeos
Entre lágrimas, aplausos e abraços, a casa que antes era descrita como “triste” virou sinônimo de esperança

Tudo começou com uma carta, entre quase 100 enviadas para o WhatsApp da Karol Tintas para o projeto Pintura do Bem. Mas a história de Maria do Carmo Pinheiro, de 58 anos, era diferente. Nascida sob o signo do abandono e salva ainda bebê de um mictório por uma vizinha compassiva, Maria dedicou a vida a cuidar dos outros.
Quando sua mãe adotiva ficou cega e sofreu um AVC, ela abandonou tudo para dedicar-se a ela, lutando por atendimento em postos de saúde e virando noites em vigília. “Eu precisei lutar por quem amava”, lembra Maria. “Minha mãe me salvou duas vezes: me acolhendo e me ensinando a cuidar com amor.”
Hoje, Maria é cuidadora de uma senhora com Alzheimer, e seu marido, Lázaro Mendes, de 48 anos, trabalha na roça. Eles viviam em uma casa simples, com infiltrações, pouca iluminação e móveis antigos, um espaço que ela mesma descreve como “triste”.

Os detalhes que fizeram a diferença
A reforma que durou 45 dias foi minuciosamente planejada. Nos dois últimos dias, a família foi levada para um hotel, onde aproveitaram um fim de semana de descanso e mimos.
Maria recebeu um dia de beleza completo, com direito a manicure, pedicure, maquiagem e sombrancelhas. Lázaro ganhou um corte de estilo.
A cena da entrega: emoção e reconhecimento
Por volta das 16h desta terça-feira (26), aniversário de Cruzeiro do Oeste, uma pequena multidão se reuniu na Avenida Guilherme Rigolon. Bruno da Silva Ribeiro, da Karol Tintas, um dos idealizadores do projeto, segurou a cortina preta inspirada nos programas de TV e guiou Maria até a entrada.
Um divisor de águas
Para a Karol Tintas, a ação foi mais do que marketing. “Foi um divisor de águas. Mudou a forma como enxergamos a vida e a nossa própria história. Agora queremos fazer isso todos os anos”, disse Bruna Thais Esteves da Silva, diretora de marketing da empresa.
Entre lágrimas, aplausos e abraços, a casa que antes Maria descrevia como “triste” virou sinônimo de esperança. Um lar renovado pela força de uma comunidade que decidiu transformar tinta em solidariedade e que devolveu a luz a quem sempre dedicou a vida para cuidar dos outros.

O resultado da ação
A casa ganhou móveis novos, eletrodomésticos, iluminação moderna, câmeras de segurança, cortinas, grade, portão e ar-condicionado doado pelo filho Raul Pinnheiro Dias, de 35 anos, que esteve na entrega junto com a esposa Cintya Ioshioka Dias, de 37 anos e a filha, Ayleia Ioshioka Dias, de 4 anos.
Mais que tinta, um mutirão de amor
Parceiros locais abraçaram a causa: Tintas Londres Color, Supermercado D’Itália, Cooperativa Sicoob, Flávio e Leandro Gessos, Salão de Beleza Divas, Jissaria Costa Manicure e Pedicure, Ingrid Palma Sobrancelhas, Pontal metalúrgica, Prumo Arquitetura, Brandani Confecções, Thalita Calçados, Hotel Malybu, Antunes Material de Construção, Franca Construtor, Conect Informática, Instaladora Blanco, Marcos Vinicius Barbeiro, Renan Fernandes Eletricista e Instalador, Kogien Móveis Planejados, Art Rei Persianas, Bolão Jardineiro, Marcelo de Paula Maquinários, Josapha Acessórios, Star Visual, A.F.B. Vidros, Opus Sonorização Gobbo Digital.
Um agradecimento especial também foi feito aos pintores que doaram tempo e talento: Carlos Henrique, Willian, Hélio Gabriel, Vinicius Perecin, Rodrigo Pacheski, Alisson Pereira, Leo Ferro, Wesley Peixinho, Leandro Machado e Jonas.