
Família de Orlando Santos pede doações de sangue; campanha visa repor estoque
Campanha busca reposição e reforça importância da doação regular de sangue


A família do empresário Orlando Luiz Santos, diretor da Imobiliária Liderança e ex-presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), iniciou uma campanha para incentivar doações de sangue no Hemonúcleo de Umuarama. Santos está internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em decorrência de uma infecção que se espalhou para órgãos como os rins.
Reposição de estoque
Segundo o filho dele, Mateus Luiz Santos, o paciente precisou se submeter a sessões de hemodiálise e ao uso de várias bolsas de sangue. “Estamos realizando a campanha para repor essas bolsas e contamos com a solidariedade da comunidade”, afirmou em entrevista a OBemdito.
Manutenção de estoque
A diretora do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), Vivian Patricia Raksa, destacou que a reposição é fundamental, mas reforçou a necessidade de manter os estoques em níveis adequados por meio da doação regular. “É importante que as pessoas doem sangue de forma contínua. Contamos com 23 unidades dentro da Hemorrede e esperamos incentivar ainda mais doações”, disse.
Quem pode doar
Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos, com peso mínimo de 51 quilos, desde que estejam descansadas, alimentadas e hidratadas (com restrição a refeições gordurosas até quatro horas antes). Homens podem doar a cada dois meses, até quatro vezes ao ano, e mulheres a cada três meses, até três vezes no mesmo período.
Documentos necessários
É necessário apresentar documento oficial com foto, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e número do RG ou CPF. São aceitos RG, CNH, passaporte, carteira profissional, identidade militar e documentos digitais apresentados em aplicativo oficial e não são aceitos prints de tela.
O Hemonúcleo de Umuarama funciona na Avenida Manaus, 4444, Centro Cívico, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h, por ordem de agendamento feito pelo telefone (44) 3621-8307 ou pela internet. Informações adicionais podem ser obtidas pelo fone (44) 3621-8300.