Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Robô Zag atrai estudantes e autoridades ao TechnoPark Umuarama

Prefeito acompanhou interação de crianças e estudantes com robô

Visitantes destacam potencial educativo e gratuito do espaço tecnológico (Foto Prefeitura de Umuarama)
Robô Zag atrai estudantes e autoridades ao TechnoPark Umuarama
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 27 de agosto de 2025 às 18h54 - Modificado em 27 de agosto de 2025 às 18h54

A visita do robô Zag ao TechnoPark Umuarama tem reunido um público expressivo, formado principalmente por crianças e estudantes interessados em conhecer de perto o visitante cibernético. A interação com a máquina tem despertado curiosidade e encantado os visitantes, reforçando o papel do espaço como centro de inovação e difusão tecnológica.

Na manhã desta quarta-feira (27), o prefeito Fernando Scanavaca acompanhou uma das visitas, ao lado dos secretários municipais de Inovação, Ciência e Tecnologia, Junior Ceranto, e de Assistência Social, Maria Luisa Bertoco. O grupo esteve no local durante a atividade de alunos do Centro da Juventude (Ceju), guiados pelo professor Jeferson Ferreira.

Segundo Ceranto, a proposta é aproximar crianças e jovens do universo tecnológico. “Este é um dos objetivos do TechnoPark, estimular a curiosidade, o interesse pela inovação em todos os públicos e atendê-los com informação, cursos e eventos, promovendo a inserção nesse mundo que vai prepará-los para o futuro”, disse.

A secretária Maria Luisa ressaltou a importância do acesso gratuito. “O espaço oferece muitas opções de conhecimento, abertas a crianças e jovens, atendendo a uma das preocupações da administração municipal, que é promover o desenvolvimento pessoal e profissional em todas as idades”, afirmou.

O prefeito destacou o impacto do parque tecnológico na formação da nova geração. “Logo teremos alguns de vocês fazendo cursos de informática, criação de jogos, robótica e outros aqui neste espaço. Isso não é só diversão, é uma oportunidade de crescimento e de futuro”, disse Scanavaca. Ele lembrou ainda que o próprio robô Zag nasceu de um projeto de uma empresa criada em Umuarama e que depois ganhou projeção nacional.

(OBemdito com informações da Prefeitura de Umuarama)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas