
Brasil chega a 213,4 mi de habitantes; Paraná soma 11,9 mi e Umuarama ultrapassa 123 mil moradores
Estimativa do IBGE aponta crescimento mais lento da população brasileira


O Brasil atingiu 213,4 milhões de habitantes em 1º de julho de 2025, segundo estimativa divulgada nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa aumento de 0,39% em relação ao ano anterior, mas confirma a tendência de desaceleração do crescimento populacional.
No Paraná, a população soma 11,9 milhões de pessoas, consolidando o estado como o quinto mais populoso do país. Em âmbito municipal, Umuarama, aparece com 123.059 moradores, segundo a estimativa divulgada hoje. O dado confirma o município como uma das cidades em crescimento no interior do estado.
De acordo com o gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do IBGE, Marcio Minamiguchi, o país deve continuar crescendo até 2041, quando chegará a 220,4 milhões de habitantes. A partir de 2042, no entanto, a tendência é de queda, chegando a 199,2 milhões em 2070.
A publicação da estimativa no Diário Oficial da União é requisito do Tribunal de Contas da União e serve de base para cálculos de transferências de recursos federais a estados e municípios. Além disso, os números alimentam indicadores econômicos e sociais utilizados para planejamento público.
Entre os destaques, São Paulo é o estado mais populoso, com 46,1 milhões de habitantes, o equivalente a 21,6% da população nacional. Já Roraima, com 738,8 mil moradores, é o menos populoso. A capital paulista segue como a cidade mais habitada do Brasil, com 11,9 milhões de pessoas, mais do que 23 estados. No outro extremo, Serra da Saudade (MG) aparece como o menor município do país, com apenas 856 moradores.
(OBemdito com informações da Agência Brasil)