Cooperativa inaugura frigorífico de pescado no Noroeste do Paraná
Unidade tem capacidade para processar 15 mil quilos de tilápia por dia
A Cooperativa da Agricultura Familiar da Região Noroeste do Paraná (Coopersul) inaugurou na quarta-feira (27) a Unidade de Beneficiamento do Pescado. A unidade tem capacidade para processar até 15 mil quilos de tilápia por dia e está localizada no município de Cruzeiro do Sul.
O empreendimento recebeu R$ 600 mil em recursos do Governo do Estado, por meio do Programa Coopera Paraná. Além disso, houve um aporte, através de financiamento, de R$ 7,5 milhões obtido junto ao Banco do Brasil via Pronaf.
O presidente da Coopersul, Leandro Aparecido Espiniano, comemorou a conquista. “O ponto chave é que no final da obra recebemos o Serviço de Inspeção Federal (SIF). Dessa forma, já estamos aptos a comercializar em todo território nacional”, disse.
A atividade pesqueira é realizada em tanques-rede no Rio Paranapanema e deve beneficiar diretamente 123 cooperados, além de produtores parceiros de Santa Inês, onde a prefeitura fomenta a criação de peixes na Usina Hidrelétrica de Taquaruçu.
O foco inicial será a produção de filés de tilápia, com parte destinada também a postas. O mercado institucional seguirá como prioridade, mas a cooperativa já articula ampliar o fornecimento a supermercados de pequeno e médio porte do Norte e Noroeste do Paraná e Oeste de São Paulo.
Para o chefe do Núcleo Regional da Sesa em Paranavaí, José Jorge Oliveira Neto, o empreendimento é um marco para a região. “Muitos pescadores vivem da atividade nas águas do Paranapanema e agora terão onde industrializar o produto, garantindo mais renda às famílias, além da perspectiva de gerar empregos no setor”, disse.
Cooperativa Coopersul
A Coopersul tem trajetória marcada pelo associativismo. Criada nos anos 1990 como associação de produtores, com incentivo do padre Roberto Kuriyama e apoio financeiro do governo japonês, a entidade se transformou em cooperativa em 2015. Hoje conta com 150 cooperados, que atuam na produção de hortifrúti, ovos e piscicultura.
Até agora, o processamento da tilápia acontecia de forma terceirizada, o que encarecia a operação. A nova planta frigorífica está instalada em área próxima à zona urbana de Cruzeiro do Sul. O empreendimento deve reduzir custos e ampliar a competitividade da cooperativa no mercado nacional.
(Informações: AEN)





