Redação Publisher do OBemdito

Motorista de caminhão de Umuarama é preso com 3 toneladas de maconha no DF

A droga foi comprada em Foz do Iguaçu e seria entregue em Planaltina, onde traficantes fariam a distribuição para todo o Distrito Federal

Foto: Polícia Civil DF
Motorista de caminhão de Umuarama é preso com 3 toneladas de maconha no DF
Redação - OBemdito
Publicado em 28 de outubro de 2021 às 19h52 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 19h40

Um homem de 37 anos, morador em Umuarama, foi detido transportando 3 toneladas de maconha. A prisão dele aconteceu na quarta-feira (27) na BR-250, na região de Rajadinha, em Planaltina, no Distrito Federal.

A apreensão foi realizada através de uma operação da Polícia Civil do Distrito Federal, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal. No caminhão eram transportados 148 fardos de maconha. Cada um deles pesava, em média, 20 quilos. “É a maior apreensão de todos os tempos. Não tivemos algo no mesmo nível nos últimos anos”, diz o delegado-chefe da Coordenação de Repressão às Drogas (Cord), Rogério Henrique Oliveira.

Segundo a PRF, “o caminhão tinha parte da carroceria aberta e estava transportando cones de trânsito como história de disfarce, assim como o condutor do veículo usava um colete refletivo para compor a situação fictícia”. O motorista chegou a tentar fugir, mas foi detido e na delegacia permaneceu calado.

A droga foi comprada em Foz do Iguaçu e seria entregue em Planaltina, onde traficantes fariam a distribuição para todo o Distrito Federal.

Segundo o delegado da PCDF, a investigação já estava em andamento há três meses. “Estávamos monitorando os criminosos que difundiam o entorpecente no Distrito Federal. Durante um tempo eles pararam de agir aqui no DF, entretanto, eles regressaram com a atividade criminosa. Então na data de hoje [quarta-feira] quando nós percebemos que eles estavam voltando com essa modalidade criminosa, fizemos contato com a PRF [Polícia Rodoviária Federal] e juntamente com essa instituição que sempre está atuando com a Polícia Civil, nós conseguimos realizar essa prisão”, relatou.

O valor da droga no mercado foi estimado em R$ 6 milhões. Essa é segunda apreensão de maconha de grande vulto da Cord (Coordenação de Repressão às Drogas) em menos de uma semana. Há seis dias, a PCDF e a PRF apreenderam 1 tonelada de maconha na BR-040. Nesse caso, a droga vinha de Mato Grosso do Sul.

O motorista do caminhão vai responder por tráfico interestadual e associação criminosa, com pena que vai de 15 a 30 anos de prisão.

(OBemdito, com informações do R7 e do G1)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas