Luiz Fernando Publisher do OBemdito

Sete alunos de 9 anos são perfurados com agulha que colega de turma levou na mochila

As crianças tiveram que passar por exames para avaliar o risco de contaminação

Foto ilustrativa: Freepik
Sete alunos de 9 anos são perfurados com agulha que colega de turma levou na mochila
Luiz Fernando - OBemdito
Publicado em 29 de agosto de 2025 às 18h58 - Modificado em 29 de agosto de 2025 às 18h59

Sete alunos de 9 anos de idade foram perfurados por uma mesma agulha durante uma suposta “brincadeira” em uma escola municipal em Sarandi, na tarde de quinta-feira (28). De acordo com as informações, as crianças tiveram que passar por exames uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de saúde, para avaliar o risco de contaminação.

A situação aconteceu durante o recreio dos alunos, que estudam na Escola Municipal Padre José de Anchieta. Segundo a Secretaria de Educação do município, uma menina teria levado o objeto e outro aluno teria o encontrado na mochila da colega.

A Guarda Municipal também foi mobilizada para verificar situação. Segundo a Secretaria de Educação, após o episódio, todos os pais foram informados sobre o caso, e atualmente estão tentando entender melhor o que ocorreu.

Após a sequência de exames feitos na UBS Jardim das Flores, as crianças foram encaminhadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). As autoridades suspeitam que a agulha seja utilizada para aplicação de insulina. Entretanto, o objeto ainda não foi encontrado.

Felizmente, o resultado dos exames feitos deu negativo para qualquer tipo de contaminação entre as crianças. Na manhã desta sexta-feira (29), os pais dos alunos estiveram presentes em uma reunião da escola, onde o aluno que perfurou os colegas disse que fez o ato pois teria visto a brincadeira em uma rede social.

A Prefeitura de Sarandi também se manifestou sobre o caso. Leia abaixo a nota na íntegra:

“A Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Saúde, informa que foi comunicada pela direção da Escola Municipal Padre José de Anchieta sobre um episódio ocorrido nesta quinta-feira (28), durante o intervalo escolar, por meio de uma brincadeira infantil, uma das alunas levou uma agulha de insulina, e propos a brincadeira “de quem tinha coragem de ser furado” quando alguns alunos fizeram uso indevido e compartilhado.

A equipe escolar, ao identificar a situação, adotou imediatamente as medidas cabíveis, com orientações aos alunos e contato imediato aos responsáveis e Unidade Básica de Saúde Jardim das Flores, solicitando a avaliação preventiva de saúde dos estudantes envolvidos, ao todo 7.

Reforçamos que a ação foi pontual, realizada de forma oculta pelos alunos, e que não houve omissão por parte da equipe da escola.

Todas as providências já estão sendo tomadas de forma articulada entre a Educação, Saúde e responsaveis para garantir a segurança e o bem-estar das crianças, incluindo a realização de exames e acompanhamento médico adequado.

A gestão municipal ressalta ainda que medidas educativas e de conscientização serão intensificadas junto aos alunos e suas famílias, de modo a prevenir novas ocorrências e reforçar os cuidados com a saúde e a responsabilidade no ambiente escolar.

A Prefeitura reafirma seu compromisso com a proteção, segurança e bem-estar dos estudantes da rede municipal de ensino.”

*Com informações da Rede Massa.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas