Paula Damacena Publisher do OBemdito

Catedral de Umuarama tem cemitério vertical no subsolo com mais de mil lóculos

O cemitério da Catedral está aberto para visitação nesta terça-feira

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Catedral de Umuarama tem cemitério vertical no subsolo com mais de mil lóculos
Paula Damacena - OBemdito
Publicado em 2 de novembro de 2021 às 12h39 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 19h25

A Catedral de Umuarama é um grande símbolo religioso e tem um cemitério vertical com mais de mil espaços disponíveis para sepultamento. O cemitério fica no subsolo da Catedral do Divino Espírito Santo e recebe restos mortais há mais 30 anos.

Em Umuarama muitas pessoas desconhecem essa informação. O acesso ao local fica ao lado das escadarias da Igreja.  No espaço também se encontra a Cripta – uma construção subterrânea, geralmente feita de pedra ou escavada no subsolo. O local é reservado para sepultamento de bispos.

O cemitério da Catedral conta com 1.217 lóculos – compartimentos, semelhantes a gavetas onde os corpos são sepultados e devidamente lacrados. Neste local, encontra-se 47 pessoas sepultadas.

“Qualquer pessoa que queira pode adquirir um espaço para sepultamento dentro da Igreja. Para isso, basta procurar a Secretaria Paroquial ao lado da Catedral”, disse Cybele de Oliveira – auxiliar administrativo e financeiro da Catedral do Divino Espírito Santo.

O espaço é muito especial para a Igreja, isto porque, religiosos estão sepultados no cemitério da catedral. São 15 gavetas disponíveis para padres, diáconos, freis e freiras. “Hoje 12 estão ocupadas por padres e diáconos. Esse local passou ser exclusivo para os religiosos”, lembrou.

Entre os padres sepultados estão, Padre Manoel José Soares (foi por anos Pároco na Catedral), Padre Roque Basso e o Padre José Carlos Parra Pires (ele morreu em 1990, vítima de um acidente de carro). Desde então, fiéis relatam milagres atribuídos à sua intercessão. O processo de canonização tramita no Vaticano.

O cemitério da Catedral tornou-se mais conhecido e mais visitado por conta do sepultamento do Pe. José Carlos Parra Pires. Toda semana fieis vão até o espaço para rezar o terço e clamam a intercessão do religioso às suas vidas.

Visitação

Na terça-feira (2), o Cemitério da Catedral ficará aberto durante todo o dia para visitação. O acesso fica ao lado das escadarias, a pessoa entra, conhece a Cripta e depois desce ao cemitério vertical.

Qualquer pessoa que queira visitar o espaço dentro da igreja pode procurar a secretaria da Catedral durante a semana. A equipe da Paróquia faz o acompanhamento para visitação. “Aqui não fica aberto o tempo todo devido a segurança. Mas, os interessados em visitar e conhecer pode nos procurar que vamos acompanhar no percurso”, observou.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas