
Projeto social de judô do Centro da Juventude conquista medalhas em torneio regional
A oficina é oferecida gratuitamente pelo município


Os jovens da oficina de judô do Centro da Juventude Agnaldo Mackert Barbosa (Ceju), em Umuarama, foram destaque no Torneio Regional Noroeste de Judô, realizado no último fim de semana no Ginásio Noroestão, em Paranavaí. A delegação conquistou duas medalhas de ouro, além de várias pratas e bronzes, resultado que coroa meses de dedicação e disciplina.
A oficina é oferecida gratuitamente pelo município como parte do trabalho do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que tem como objetivo ampliar oportunidades para crianças, adolescentes e jovens por meio do esporte.
“Esse resultado mostra que a disciplina e o esforço desses jovens estão sendo recompensados. O judô vai muito além das competições, é uma ferramenta para promover valores e cidadania”, afirma o coordenador do Ceju, professor Jeferson Ferreira, o Jefinho.
A secretária municipal de Assistência Social, Maria Luisa Bertoco, destaca que o projeto atende ao contraturno escolar. “Oferecemos atividades que preparam os jovens para a vida, não apenas no esporte, mas também em aspectos de cidadania e convivência em comunidade”, disse.
O quadro de medalhas
Entre os destaques individuais, Pedro Medeiros e Adrian Felipe subiram ao lugar mais alto do pódio, conquistando o ouro em suas categorias. Já Gustavo Alcântara, Miguel Carvalho, Luiz Crivelaro, Rafael Antônio e Arthur Cajueiro garantiram medalhas de prata. O grupo formado por Yuri Gusoni, Luiz das Graças, Júlia Cussolin, Lucas Gardim, Samuel Caetano, Nicolas Gentilin, Pedro Rocha e Arthur Charles levou o bronze.
O resultado consolida o Ceju como um polo de formação esportiva e social em Umuarama, mostrando que o investimento em iniciativas públicas voltadas à juventude gera conquistas dentro e fora dos tatames.