
A boa notícia que anima Alexandre Curi na disputa pela sucessão de Ratinho Junior
Recorte do levantamento do instituto Paraná Pesquisas, na Região Metropolitana de Curitiba, mostra o deputado como o preferido para dar continuidade ao trabalho do governador Ratinho Junior (PSD)


Por onde passa, o deputado estadual Alexandre Curi (Republicanos) tem sido incentivado a disputar a sucessão do governador Ratinho Junior. Curi mantém excelente relação com prefeitos do interior, que demonstram confiança na força política do parlamentar para enfrentar o senador Sérgio Moro, líder em todas as pesquisas até aqui.
As últimas notícias animam ainda mais o grupo de Curi. Um recorte do levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça-feira (2), mostra que, na Região Metropolitana de Curitiba, o presidente da Assembleia Legislativa aparece como o nome preferido para dar continuidade ao trabalho de Ratinho Junior (PSD).
Na pesquisa estimulada, Curi somou 38,2% das intenções, bem à frente do secretário de Estado das Cidades, Guto Silva (11%), do vice-governador Darci Piana (8,8%) e do secretário da Fazenda, Norberto Ortigara (3,4%).
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, não foi incluído na lista. Com ironia, comentou o “esquecimento” nas redes sociais. O levantamento ouviu 1.005 eleitores da capital e de 28 municípios vizinhos, com margem de confiança de 95%.
Apesar da pressão, Curi insiste que só deve se manifestar oficialmente sobre 2026 no início do próximo ano, em decisão que, segundo ele, será coletiva. Próximo de Ratinho Junior, o deputado mantém trânsito com os principais aliados do governador.
Correligionários acreditam que uma campanha bem articulada, destacando sua trajetória e realizações no Paraná, será suficiente para reduzir a vantagem de Moro (União Brasil), que ainda lidera todos os cenários. Mas o apoio de Ratinho Junior é inquestionável para o sucesso da investida.
Na pesquisa Quaest, divulgada em 22 de agosto, Moro aparece com 38% das intenções de voto em todo o Paraná, 30 pontos à frente de Paulo Eduardo Martins (Novo), com 8%, empatado tecnicamente com Enio Verri (PT), presidente de Itaipu, que marcou 7%, e com Guto Silva, com 6%. O levantamento ouviu 1.104 eleitores em 52 cidades entre 13 e 17 de agosto.
Outro nome que vem ganhando destaque é o deputado estadual Requião Filho (PDT), que aparece bem posicionado em Curitiba, chegando à vice-liderança em alguns cenários.
Aliados de Alexandre Curi reconhecem que ele ainda precisa ampliar sua capilaridade e consolidar sua imagem como potencial candidato ao governo, já que não possui a projeção nacional de Sérgio Moro, ex-juiz da Lava Jato. A aposta, no entanto, é de que Moro não consiga sustentar seus números sem apoio consistente no interior paranaense.
O jogo está apenas começando. E, até 2026, muita água ainda vai rolar.