Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Árvores de loteamentos novos em Umuarama recebem poda para desenvolvimento saudável

A poda de formação, que elimina galhos baixos, direciona o crescimento da planta, garantindo o desenvolvimento

Foto: Assessoria PMU
Árvores de loteamentos novos em Umuarama recebem poda para desenvolvimento saudável
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 2 de setembro de 2025 às 19h54 - Modificado em 2 de setembro de 2025 às 19h54

Equipes contratadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciaram recentemente a poda de formação em árvores de pequeno e médio porte em Umuarama. O serviço é realizado principalmente em loteamentos novos, geralmente em terrenos ainda sem construções, onde as plantas cresciam de forma irregular. Estima-se que cerca de 10 mil árvores estejam nesta situação.

“O trabalho é feito com muito critério. Desde que foram plantadas, as mudas não receberam acompanhamento, por isso o crescimento foi desordenado”, explica o secretário do Meio Ambiente, Cláudio Marconi.

A poda de formação, que elimina galhos baixos, direciona o crescimento da planta, garantindo o desenvolvimento conforme o plano municipal de arborização. Apesar do atraso no início do serviço, o procedimento pode aparentar uma poda drástica. “A intenção é conduzir o crescimento e assegurar uma planta saudável, adequada aos fins urbanísticos”, acrescenta Marconi.

Com o manejo correto, a árvore ocupa seu espaço sem prejudicar a circulação de pessoas e ainda beneficia o meio ambiente. Quando os imóveis estão ocupados, os próprios moradores realizam podas especializadas. O desafio ocorre em terrenos sem construções, onde a Prefeitura precisa intervir diretamente.

Umuarama possui mais de 120 mil árvores, predominando sibipirunas, oitis e ipês. Recentemente, foram incorporadas espécies menores, como ipês, árvores samambaia, quaresmeiras e brinco de índio. A cidade se destaca nacionalmente pela cobertura verde, resultado de décadas de plantio e manejo urbano, aliado ao engajamento da população no cuidado das árvores.

O cenário deve melhorar ainda mais com a retomada do plantio de mudas em calçadas, praças e canteiros centrais. Por determinação do prefeito Fernando Scanavaca, o programa Mais Sobra foi reestruturado com atuação técnica para garantir o sucesso das ações.

Leia também: Viaduto da PRC-272 em Iporã deve ser inaugurado nos próximos dias

(OBemdito com infomações Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas