Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Novos profissionais do Samu Noroeste passam por capacitação com simulações realísticas

Os profissionais integram as 23 bases que formam as cinco regionais do Samu Noroeste

Novos profissionais do Samu Noroeste passam por capacitação com simulações realísticas
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 3 de setembro de 2025 às 16h43 - Modificado em 3 de setembro de 2025 às 16h43

O Núcleo de Educação Permanente (Nep) do Samu Noroeste promove, nesta semana, um treinamento de integração voltado para novos profissionais de saúde. A atividade prepara médicos, enfermeiros e condutores socorristas para atuar no serviço de urgência 192. Ao todo, participam 20 pessoas, incluindo 17 recém-contratados.

Os profissionais integram as 23 bases que formam as cinco regionais do Samu Noroeste. Dois estudantes de medicina da Universidade Paranaense (Unipar) e um bombeiro militar, além de uma médica intervencionista que retorna de licença-maternidade, também estão participando do processo de integração.

Segundo Késia Alessandra Jordão Ribeiro, coordenadora de enfermagem do Samu Noroeste, o treinamento contempla práticas clínicas, atendimento a traumas e técnicas de retirada veicular. “Além disso, o programa inclui simulações realísticas que reproduzem situações de urgência e emergência”, destaca.

Profissionais que estavam afastados por mais de seis meses também são submetidos à capacitação antes de retomarem os postos. Isso ocorre porque os protocolos do Samu passam por constantes atualizações, exigindo reciclagem permanente.

De acordo com Késia, o objetivo é familiarizar os participantes com a rotina do serviço. “Eles passam por simulações para adquirir conhecimento prévio e, em seguida, realizam estágio supervisionado em suas categorias. Só depois assumem o posto de forma independente”, afirma.

O treinamento, iniciado na segunda-feira (1º) e previsto para encerrar nesta quarta-feira (3), apresenta ainda o funcionamento administrativo do Samu. São repassadas leis e normativas que regem a atuação do serviço de urgência.

Após essa etapa, os novos colaboradores seguirão para estágios operacionais em municípios como Campo Mourão, Loanda, Goioerê, Umuarama, Cianorte, Ivaiporã e Paranavaí. Em seguida, serão destinados às bases de origem.

Na unidade de Umuarama, permanecerão uma médica reguladora, um técnico auxiliar de regulação médica, um técnico de enfermagem e um condutor socorrista. Do mesmo modo, outras bases regionais também receberão reforço de profissionais treinados.

Whatsapp Image 2025 09 03 At 15.54.50 (1)
Whatsapp Image 2025 09 03 At 15.54.49 (1)
Whatsapp Image 2025 09 03 At 15.54.50 (2)

Leia também: Carro carregado de maconha bate durante perseguição policial em Umuarama

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas