
Novos profissionais do Samu Noroeste passam por capacitação com simulações realísticas
Os profissionais integram as 23 bases que formam as cinco regionais do Samu Noroeste

O Núcleo de Educação Permanente (Nep) do Samu Noroeste promove, nesta semana, um treinamento de integração voltado para novos profissionais de saúde. A atividade prepara médicos, enfermeiros e condutores socorristas para atuar no serviço de urgência 192. Ao todo, participam 20 pessoas, incluindo 17 recém-contratados.
Os profissionais integram as 23 bases que formam as cinco regionais do Samu Noroeste. Dois estudantes de medicina da Universidade Paranaense (Unipar) e um bombeiro militar, além de uma médica intervencionista que retorna de licença-maternidade, também estão participando do processo de integração.
Segundo Késia Alessandra Jordão Ribeiro, coordenadora de enfermagem do Samu Noroeste, o treinamento contempla práticas clínicas, atendimento a traumas e técnicas de retirada veicular. “Além disso, o programa inclui simulações realísticas que reproduzem situações de urgência e emergência”, destaca.
Profissionais que estavam afastados por mais de seis meses também são submetidos à capacitação antes de retomarem os postos. Isso ocorre porque os protocolos do Samu passam por constantes atualizações, exigindo reciclagem permanente.
De acordo com Késia, o objetivo é familiarizar os participantes com a rotina do serviço. “Eles passam por simulações para adquirir conhecimento prévio e, em seguida, realizam estágio supervisionado em suas categorias. Só depois assumem o posto de forma independente”, afirma.
O treinamento, iniciado na segunda-feira (1º) e previsto para encerrar nesta quarta-feira (3), apresenta ainda o funcionamento administrativo do Samu. São repassadas leis e normativas que regem a atuação do serviço de urgência.
Após essa etapa, os novos colaboradores seguirão para estágios operacionais em municípios como Campo Mourão, Loanda, Goioerê, Umuarama, Cianorte, Ivaiporã e Paranavaí. Em seguida, serão destinados às bases de origem.
Na unidade de Umuarama, permanecerão uma médica reguladora, um técnico auxiliar de regulação médica, um técnico de enfermagem e um condutor socorrista. Do mesmo modo, outras bases regionais também receberão reforço de profissionais treinados.



Leia também: Carro carregado de maconha bate durante perseguição policial em Umuarama