
Carro abandonado no Primeiro de Maio preocupa moradora e aumenta risco de focos de dengue
O veículo, um Uno Mille batido, foi deixado na Rua dos Taxistas há cerca de 20 dias


Um carro abandonado no Parque Primeiro de Maio em Umuarama tem gerado preocupação entre moradores devido à possibilidade de se tornar foco de mosquito da dengue. A situação foi denunciada por Gislaine Bento, residente na Rua dos Taxistas, em contato com a reportagem do OBemdito nesta quinta-feira (4).
Segundo Gislaine, o veículo, um Uno Mille batido, foi deixado em frente à sua casa há cerca de 20 dias. “Há uma semana, algumas pessoas estiveram no local e retiraram os pneus do automóvel, que continua abandonado”, relatou. A moradora questiona a falta de ação das autoridades: “E agora, qual a probabilidade de ele ser retirado de lá?”
Além do abandono, Gislaine alerta para o risco de criadouros de mosquito da dengue, principalmente em bairros já monitorados pelas autoridades de saúde. “Em tempos em que precisamos eliminar focos de dengue, e sendo meu bairro de atenção, é falta de empatia deixar isso acontecer. As autoridades deveriam intervir, responsabilizar os donos e encaminhar o veículo para depósito ou ferro-velho”, completou.
Em nota, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Umuarama informou que “a moradora deve registrar a denúncia por meio da Ouvidoria do Município, pelo telefone 156, ou pessoalmente no setor de Fiscalização do Código de Posturas, apresentando o endereço do local”.
Segundo o órgão, o Código de Posturas considera como abandono veículos que permaneçam estacionados por mais de 30 dias e apresentem “características exteriores que indiquem a situação”. Após a fiscalização, com vistoria de fiscais no local, o veículo recebe um adesivo orientando que o proprietário faça a retirada em até 15 dias. “Decorrido esse prazo, a remoção poderá ser realizada pelo município”, explicou a nota.
Sobre a questão da dengue, a Prefeitura destacou que o Serviço de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde acompanha o caso. “Eventuais focos de reprodução do mosquito serão tratados ou eliminados, e o proprietário será notificado para tomar as providências necessárias”, informou a Assessoria.
Confira a nota na integra:
A moradora deve registrar a denúncia por meio da Ouvidoria do Município (fone 156) ou pessoalmente no setor de Fiscalização do Código de Posturas, na Prefeitura, informando o endereço. O Código de Posturas define que se considera abandono a partir de 30 dias, além de os veículos apresentarem características externas que configurem a situação.
Após a fiscalização, com a vistoria dos fiscais no local, o veículo abandonado recebe um adesivo orientando que o proprietário faça a retirada em até 15 dias após a constatação. Após esse período, a remoção poderá ser realizada pelo município.
Já a questão da dengue é monitorada pelo Serviço de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde. Eventuais focos de reprodução do mosquito serão tratados ou eliminados, e o proprietário será notificado a tomar providências.
Leia também: Umuarama enfrenta calor nesta quinta antes de frente fria com chuva e vento forte