
Projeto ambiental Mais Sombra promove plantio de oliveiras na praça da Catedral
O projeto ambiental Mais Sombra foi relançado após passar por modernização e mudança no seu formato


O relançamento do Projeto ambiental Mais Sombra promoveu o plantio de dezenas de mudas de oliveiras na Praça Papa Paulo VI, na última quinta-feira (4). A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal é responsável pela iniciativa.
O plantio na praça da Catedral contou com a presença do prefeito Fernando Scanavaca e do Bispo Diocesano Dom João Mamede Filho, vereadores e demais autoridades. Mais de 20 alunos do 4º do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Sebastião de Matos, auxiliaram no plantio. A equipe técnica do Meio Ambiente do município supervisionou a atividade.
De acordo com a secretaria, a opção do projeto ambiental pelas oliveiras se deve ao simbolismo da praça. O logradouro fica na frente da Catedral do Divino Espírito Santo, homenageia um papa e remete ao cristianismo.
Além de ser mencionada em várias partes das escrituras sagradas, a oliveira também representa a paz e a sabedoria. Além disso, está ligada à manifestação de Deus entre os homens desde o início da era cristã.
O secretário do Meio Ambiente, Cláudio Marconi, comentou sobre a atividade. “Nós plantamos 34 oliveiras e as crianças nos auxiliaram. Dessa forma, reforçamos a importância da arborização especialmente neste mês de setembro, considerado o mês da árvore”, lembrou.

Projeto ambiental com novo formato
Para ser relançado, o projeto ambiental Mais Sombra foi modernizado e mudou seu formato. “Dentre outros detalhes técnicos, agora o cidadão solicita a muda para sua calçada. Posteriormente, a Prefeitura realiza o plantio e o tutoramento, dentro dos parâmetros da arborização urbana”, completou o secretário.
O prefeito agradeceu a presença das autoridades, destacou o envolvimento das crianças e a importância da educação ambiental nas escolas municipais. Scanavaca também determinou o plantio nos próximos dias de três mudas de oliveiras em cada unidade educacional de Umuarama.
Também participaram do plantio das oliveiras, ainda, a secretária municipal da Educação, Letícia Labiak Pereira, representantes do Instituto Água e Terra (IAT), Conselho Municipal do Meio Ambiente e Polícia Ambiental – Força Verde, o padre Luiz Cezar Bento, pároco da Catedral, o presidente da Câmara, Luiz Antonio Caviquioli e os vereadores Ednei do Esporte, Enfermeira Rosângela, Jabá da Carroceria e Newton Soares.



(Informações: Assessoria PMU)